Sinotruk: a notícia do dia

Share this

sinotruk_fabricaA notícia mais importante desta sexta-feira (23), para Santa Catarina, principalmente para Lages e Região, foi, sem dúvida, a de que a fabricante chinesa de caminhões Sinotruk está com o caminho aberto para a construção de uma fábrica da marca em Lages.

A empresa, por meio da sua importadora Elecsonic, foi habilitada nesta semana no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), etapa fundamental para continuidade do projeto.

O documento foi assinado na quarta-feira, dia 21, pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.

Com a medida, a empresa terá direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos produzidos no Brasil.

A unidade de Lages será a primeira fábrica da Sinotruk fora da China.

Assinatura de Contrato

Em setembro, o governador Raimundo Colombo e presidente da SCPar viajam para a China, sede da Sinotruk, para assinatura do contrato e criação de uma join venture (associação de empresas para explorar o negócio sem perder personalidade jurídica) para o novo projeto.

 A assinatura está prevista para o dia 6 de setembro. A join venture contará com a participação das empresas Elecsonic, da China National Heavy Duty Truck (CNHT, grupo dono da Sinotruk) e Cotia Trading, além do próprio Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias.

Protocolo de intenções

Em abril de 2012, o governo catarinense e a montadora de caminhões chinesa Sinotruck assinaram o protocolo de intenções para construção da fábrica em Lages.

O presidente da SCPar, Paulo da Costa, diz que o cronograma atual prevê o início das obras em 2014.

Os trabalhos devem durar um ano, com o primeiro caminhão sendo fabricado em janeiro de 2015.

Durante um semestre, o trabalho na fábrica será em caráter de testes, com os caminhões fabricados em Lages passando a abastecer o mercado a partir de do segundo semestre de 2015.

A unidade catarinense da Sinotruk será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282.

Investimento

O investimento para construção da fábrica catarinense é da ordem de R$ 300 milhões.

A unidade vai gerar 400 empregos diretos e cerca de 700 empregos indiretos ligados à cadeia de fornecedores.

Terá capacidade inicial para produzir cerca de 5 mil caminhões por ano, número que aumentará para 8 mil veículos por ano após os três primeiros anos de operação.

Mão de obra

A proposta da empresa é dar preferência para mão de obra local, por isso também será investido na qualificação profissional.

A Sinotruck pretende construir um laboratório no parque industrial e criar cursos específicos, por meio do Instituto Federal de Santa Catarina, que tem um campus em Lages.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.