Share this
Eis um assunto que estou gostando de ver. Sempre defendi a ideia da exploração do lago do Pelotas, oriundo da barragem da Hidrelétrica Barra Grande, em Anita Garibaldi.
Nesta quarta-feira (4), prefeitos catarinenses e gaúchos realizaram na Câmara de Vereadores de Capão Alto, a primeira reunião do ano para definir o investimento de R$ 846 mil na estruturação de infraestrutura turística na orla fluvial do reservatório do lago.
O projeto contemplará a implantação de sete píeres flutuantes e cinco rampas para retirada e colocação de embarcações.
O dinheiro para execução dos projetos está em conta e foi viabilizado pelo Ministério do Turismo, através de emenda do ex-deputado federal Onofre Agustini.
Agora os prefeitos precisam definir os projetos de engenharia, as licenças ambientais e a cessão das áreas onde serão realizados os empreendimentos, e ainda dar a contrapartida no empreendimento.
.
No entorno do lago
O engenheiro Paulo César Ribeiro representou a Baesa na reunião e explicou como os municípios poderão obter a cessão das áreas no entorno do lago.
Registro dos prefeitos junto às obras da sede
O reservatório de Barra Grande possui um lago numa área de 5,5 mil hectares, que corresponde a 100 quilômetros quadrados de área navegável.
Os prefeitos também discutiram formas de atrair investimentos para esportes náuticos, pesca esportiva e passeios turísticos, que poderiam incrementar a renda de muitas famílias.
Até agosto todos os projetos estarão prontos para o início da execução dos trabalhos.



