Share this
Quero dizer que, a partir das ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura e Pesca, de Lages, para manter as estradas do interior em condições ideais de trafegabilidade, sem relevantes.
O trabalho conta com a parceria do CAV/Udesc, no quesito tecnológico. Algo importante que, inclusive, me levou a acompanhar na tarde desta sexta-feira (26), lá na Universidade, o lançamento do Sistema de Gestão de Estradas Rurais – SIGER.
Como bem disse o secretário Moisés Savian, o que estão sendo feito, são encontros de soluções tecnológicas, através de uma sistemática, que compreende os fatores do atendimento; manutenção e conservação; sinalização e endereçamento; normatização, e por fim, a base de dados.
Tudo isso tem o simples objetivo de dar trafegabilidade e qualidade de vida para os moradores do interior.
A participação do CAV, envolve acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal, que por sua vez, fazem um trabalho de campo importante, e, a partir dele, até novembro, todo o interior de Lages estará mapeado, e com a total identificação dos pontos mais críticos.
A proposta deverá funcionar na prática. Hoje, a Secretaria conta com duas equipes de manutenção; uma de plantão; uma de emergência e ainda terceiriza empresas em parceria com os governos municipal e estadual. Não vai faltar, inclusive, a completa sinalização.
Por fim, uma prática que vai passar também pelo controle e a compreensão da empresas que hoje transportam pinus, o que torna a operação de conservação das estradas um tanto complexa. Mas, como se viu, a atenção para as estradas do interior, é total.



