Share this
O motivo é recheado de méritos. Pois o jovem Adriano Nunes Nesi é um dos quatro brasileiros citados no ranking da agência de notícias Thomson Reuters, que destaca os cientistas que mais influenciaram o mundo nos últimos 11 anos.
Ele é formado em Agronomia pelo Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 1997.
A lista foi publicada em julho com o título “As Mentes Científicas Mais Influentes do Mundo”.
Para fazer a classificação, a agência usou como critério o número de citações entre 2002 e 2013.
Foram classificados os cientistas cujos trabalhos publicados são reconhecidos como importantes para o avanço da ciência.
O jovem prodígio é destaque no ramo da Fisiologia Vegetal e nas suas pesquisas, junto com a equipe, investiga como a fotossíntese e a respiração são reguladas e estão relacionadas com o crescimento e com a produtividade das plantas, sobretudo em situações de estresse.
Atualmente, ele é professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
.
Sobre Adriano Nesi
Depois de se formar engenheiro agrônomo na Udesc Lages, em 1997, Adriano Nunes Nesi tornou-se mestre em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, em 2000, e doutor em Ciências Agrárias/Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2004.
Parte do doutorado e o pós-doutorado foram feitos no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, na Alemanha, onde permaneceu por oito anos.
OBS: Eis alguém que merece ser homenageado por Lages e, ou ser convidado para eventos do gênero.



