Share this
A maior rota de cicloturismo de Santa Catarina será lançada nesta terça-feira (02), às 19h, no Mercado Público de Lages. Com cerca de 600 km, 11 percursos e passando por nove municípios, a Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense nasce como um novo produto turístico regional, reunindo paisagens de altitude, estradas rurais e trechos dentro do Parque Nacional de São Joaquim.

O projeto, idealizado pelo Cisama e pela Amures, com apoio do Sebrae, foi viabilizado com R$ 130 mil de emenda parlamentar da então deputada federal Carmen Zanotto. O percurso parte de Lages, no calçadão da Praça João Costa, e segue em direção a Bocaina do Sul, conectando atrativos naturais e culturais ao longo de 11 dias de pedal.
Cerca de 80% da rota é em estradas de chão e 20% em asfalto, variando entre 700 e 1.700 metros de altitude. Toda a sinalização já está instalada, e um aplicativo próprio foi desenvolvido para orientar ciclistas durante o trajeto.

Representantes da Amures, Cisama, Sebrae, Conserra e autoridades locais participam do lançamento. A rota envolve os municípios de Lages, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Painel, reforçando o compromisso regional com o turismo sustentável e a integração da Serra Catarinense.
Fotos: Anderson Amarante



