Share this

A pandemia mudou radicalmente a forma de viajar. Em meio às restrições sanitárias, o setor de turismo precisou se reinventar, e uma nova tendência ganhou força: o chamado turismo de isolamento, de regeneração. O que inicialmente surgiu como alternativa de segurança, tornou-se, hoje, uma escolha consciente para quem deseja fugir da correria urbana, buscar paz em meio à natureza e viver experiências mais íntimas e autênticas.
Longe de multidões, esse modelo de viagem privilegia o contato com paisagens preservadas, o silêncio, as trilhas, a contemplação e o descanso. É um turismo pensado para quem procura renovar as energias sem abrir mão do conforto e da privacidade.

Cabanas do Arvoredo
Na Serra Catarinense, a experiência encontra endereço certo: as Cabanas do Arvoredo, em São José do Cerrito, a apenas 40 minutos de Lages. O empreendimento reúne três cabanas com estilos distintos, nominadas de Kiri (árvore japonesa) e a Liquidambar (carvalho americano). Estas são consideradas clássicas. E, uma terceira, a mais recente, leva o nome de Araucária, o pinheiro brasileiro, inaugurando a categoria superior. Todas projetadas para oferecer acolhimento e imersão completa na natureza.
Conforme Lola Maringoni Guimarães, gestora do equipamento e atual secretária de Turismo de São José do Cerrito, a mais nova delas, a Cabana Araucária, é a joia da hospedagem. Com paredes de vidro que ampliam a vista da paisagem serrana, se enquadra na categoria superior, dispõe de cama king size, banheira, sofá-cama, fogueira externa e um pequeno acervo de bebidas e guloseimas, incluindo vinhos selecionados da vinícola Abreu Garcia. Tudo pensado para que o visitante viva uma experiência única, sem precisar sair do aconchego da cabana.
Outro diferencial é o estilo self-catering: as cabanas possuem estrutura para que os hóspedes preparem seu próprio alimento, mas que contam também com produtos e facilidades extras para maior comodidade. Já entre os atrativos do equipamento, espaços para piqueniques, trilhas ecológicas, observação de estrelas sem poluição luminosa e pesca esportiva são algumas das atividades disponíveis aos visitantes.
Origem e conceito
A idealização do espaço partiu da própria Lola, que é também turismóloga. Após anos de experiência na hotelaria paulista, Lola identificou na Serra Catarinense um terreno fértil para desenvolver um projeto diferenciado de hospedagem. O plano ficou engavetado até que, em 2022, após a pandemia, a demanda crescente por refúgios em meio à natureza reacendeu a ideia, impulsionando a criação das cabanas. “O público, que inicialmente era formado por visitantes da vinícola Abreu Garcia, hoje se diversificou, atraindo turistas de diferentes regiões de Santa Catarina – da Grande Florianópolis ao Oeste”, ressalta.
Sustentabilidade como essência
As Cabanas do Arvoredo não se destacam apenas pelo charme e conforto. O compromisso com a sustentabilidade é parte essencial da proposta. A família envolvida no projeto utiliza técnicas de bioconstrução, aproveitamento de água da chuva, tratamento ecológico de efluentes e energia limpa. “A casa-sede da propriedade, por exemplo, foi construída com terra, restos vegetais e mínima utilização de cimento, garantindo isolamento térmico e qualidade do ar”, explicou o ecólogo Jorge Timmermann.
Todos os serviços da casa e das cabanas foram adaptados ecologicamente corretos, a começar pelo armazenamento da água da chuva, numa cisterna de 15 mil litros, e depois de usada no serviço ou nos banheiros, os efluentes são tratados ecologicamente, e devolvidos para a natureza tal qual foram recebidos. A água para o consumo provém de fontes naturais, devidamente cuidadas.
Permacultura
Além disso, a permacultura – filosofia que valoriza sistemas sustentáveis de produção e convivência com o meio ambiente. O trabalho diferenciado é tratado com bastante seriedade, conforme relata a dona Suzana. Segundo ela, orienta toda a gestão da propriedade. O cultivo orgânico de frutas e hortaliças é outra peculiaridade bastante valorizada no dia a dia do local. “Nas cabanas, o cuidado para a entrada do sol e da ventilação cruzada, deixa quente no inverno e fresquinho no verão”, relata.
Uma experiência de vida
Mais do que hospedagem, o que se oferece nas Cabanas do Arvoredo é um mergulho em um estilo de vida alternativo, que une bem-estar, natureza e consciência ambiental. Um convite para se desconectar do caos cotidiano e reconectar-se com o essencial.
Contato:
Fone/WhatsApp – (49) 99109 14 14
Instagram: @cabanasdoarvoredo












Reportagem e fotos: Paulo Chagas
Realização: Projeto Serra Catarinense – O Turismo é Aqui!
Contato: WhatsApp – 49 99148 4045
Siga:
Instagram: @oturismoeaqui
YouTube: @OTurismoéAqui




