Festa do Pinhão: novo modelo ainda será avaliado

Share this

Somente o fato de ter existido uma comissão de trabalho avaliando todos os encaminhamentos e execução da 35ª Festa Nacional do Pinhão, já demonstra a preocupação com o evento futuro. Por certo, cada detalhe não deve ter passado despercebido, positivo ou negativo.

Diante da percepção a ser apresentada, a comunidade lageana também terá condições de avaliar. Por outro lado, a coragem de realizar a Festa nos moldes vistos desta edição, reflete também o comprometimento da gestão administrativa, encorpada por todos os demais colaboradores.

Como profissional da comunicação observei a condução e a Festa em si, mais no campo estrutural. Pois, quanto à programação, especialmente a voltada para as raízes, foi altamente positiva, com grandes atrações, notadamente no Recanto do Pinhão. A distribuição das atrações pela cidade foi também uma decisão acertada.

Aliás, o Recanto, nesse novo modelo, foi a grande evolução. Cresceu estruturalmente. E, por certo deverá manter, inclusive, podendo contar com a cobertura permanente, e também, por que não, fazer da Nereu Ramos, uma rua igualmente coberta.

Quanto aos shows nacionais realizados no Estádio, creio que a condução deva ser mais bem pensada. A Festa precisa andar mais junta. Nesse quesito, e evento no Parque Conta Dinheiro, tem seus méritos. Em suma, o evento teve um caráter mais local, desfocado um pouco do nacional, e isso, foi observado por quem veio de muito longe.

No tocante às Sapecadas, é também preciso observar se o local é realmente a melhor alternativa. O público e os participantes gostaram. Porém, o espaço requer, obviamente, de mais estrutura, para melhor acomodar os expectadores. Destaco ainda, a resolução de realizar o festival nativista na sexta, no sábado e no domingo. Que se mantenham os dias, independente se for no Calçadão ou no Parque.

Por fim, digo que gostei da iniciativa de promover a Festa, mesmo sem a estrutura diferenciada do Parque. O evento precisava acontecer. Agora, como se sabe, é chegada a hora de avaliar, e implementar definitivamente o melhor modelo. Experiências sobram para comparar, depois das 35 edições.

Fotos: Ascom PML

Secretária de Turismo de Lages, Ana Vieira resume como foi a Festa de 2025

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.