Em Porto Alegre para conhecer o Pacto pela Aceleração Territorial

Share this

Na capital gaúcha, a comitiva com cerca de 20 autoridades político-administrativas e empresariais do município de Lages, integrada pela prefeita Carmen Zanotto, pretende aprofundar os conhecimentos sobre o Pacto pela Aceleração Territorial, na “Missão: Porto Alegre – Uma imersão no ecossistema de inovação de Porto Alegre”.

A 10ª Edição da Mesa do Pacto Alegre está em execução na semana do 253º. aniversário da capital gaúcha Porto Alegre. Atualmente, é uma das cidades mais associadas à inovação do Brasil. Nas últimas três décadas tornou-se sucessivamente uma referência global em temáticas sociais, ambientais e inovação.

Desde a criação da Aliança pela Inovação de Porto Alegre, em 2018, e do Pacto Alegre em 2019, alcançou uma posição de referência nacional na área de ecossistemas de inovação municipais, junto a Florianópolis e Recife, capital do Pernambuco.

Em Porto Alegre

O grupo do Pacto de Lages, composto por entidades da sociedade civil organizada de Lages, desempenha atividades voluntárias. Estas pessoas atuantes junto ao Pacto do município se dirigiram a Porto Alegre para conhecer a estrutura do Pacto Alegre. “A ideia permeia conhecer os modelos implantados e como foi feita a aliança, a união em prol dos objetivos da cidade”, pontua a prefeita Carmen Zanotto.

O Pacto

Resumidamente, o Pacto de Aceleração Territorial em Lages visa promover ações ao desenvolvimento do município de Lages, e consequentemente, da Serra Catarinense, a partir de projetos de aceleração

Os 12 projetos de aceleração de Lages

Meu Bairro, Meu Lar (Liderança: Banco da Família)

Produtores da Serra (Liderança: Banco da Família)

Lages Bem + Simples (Liderança: Prefeitura de Lages)

Governo Digital (Liderança: Prefeitura de Lages)

Lages Verde, Lages Viva (Liderança: Sindicato da Indústria da Construção Civil de Lages – Sinduscon)

Plano de Drenagem Urbana (Liderança: Núcleo de Engenharia e Arquitetura – NEA, da Acil)

Gestão Inteligente de Resíduos (Liderança: Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc)

Masterplan da Serra (Liderança: Amures)

Parque Industrial (Liderança: Acil)

Parque Salto Caveiras (Liderança: Secretaria do Turismo)

Aceleradora de Empreendedores na Comunidade (Liderança: Sebrae)

Escola de Empreendedorismo e Inovação (Liderança: Ecossistema Local de Inovação)

O contexto do município mais populoso da Serra de Santa Catarina

Informações: Daniele Mendes de Melo, Oneres Lopes / Foto: divulgação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.