Guarda provisória da Estação Nacional de Truticultura

Share this

Esta semana, a boa notícia de que a Amures e Cisama assumiram a guarda provisória da Estação Nacional de Truticultura (Cepis), de Painel. O patrimônio da União, foi repassado com o aval do superintendente do Patrimônio da União em Santa Catarina, Juliano Luiz Pinzetta.

A assinatura foi o primeiro passo para a cessão definitiva do imóvel que possui área de quase 200 mil metros quadrados, e um complexo de tanques de concreto com capacidade de 4.800 metros quadrados para cultivo de alevinos.

Momento comemorado

Todo esse patrimônio passou por um processo de descaso, pois, há muito tempo já era para estar nas mãos dos serranos e produzindo, não fosse o desinteresse da presidente da Epagri, do governo Carlos Moisés, Edilene Steinwandter. Nada avançou, até que tudo fosse devolvido à União. Bati muito na questão.

Aliás, em 2021, houve consenso dos prefeitos da Amures para assumir o complexo em Painel. Porém, com a discordância do prefeito de Lages, Antonio Ceron, não fechou a unanimidade e o usufruto da Estação não se deu.

Mas, valeu a insistência de parte da Amures, e agora, o projeto tende a ser produtivo. Uma iniciativa que precisa ser comemorada, em conjunto também com o pessoal da Acatruta, que esteve sempre perto e buscando a melhor solução para a utilização do local, que agora deverá ter um Plano de Gestão muito bem executado.

Repovoamento de peixes

Segundo o presidente da Amures, a retomada da produção de alevinos e peixes para repovoar rios da região, deverá ser uma das destinações da unidade. “Trata-se de uma área nobre, com infraestrutura completa para o desenvolvimento da piscicultura. Essa será uma das destinações além de atividades relacionadas ao turismo e educação ambiental”, comentou João Cidinei da Silva.

Informações e fotos: Oneres Lopes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.