Share this
Uma euforia tomou conta dos torcedores do Inter de Lages neste ano, com o retorno à Série A do Catarinense. Oportunidade para ver de perto os grandes times como Chapecoense, Criciúma, Avaí ou Figueirense.

Veio então a novidade apresentada pelo Município: a revitalização do gramado, com grama sintética, nova iluminação, placar eletrônico, enfim, um prêmio ao time local, à torcida e à cidade.
Tudo parecia conspirar para um 2024 repleto de coisas boas no que tange ao futebol profissional de Lages, com grandes possibilidades de ter um estádio no padrão Fifa, podendo, inclusive, sediar jogos nacionais e internacionais.
A alegria durou pouco
A revitalização do Vidal Ramos (Tio Vida) seria toda custeada por recursos através de emendas de parlamentares, sem qualquer prejuízo orçamentário a outras áreas.
Mesmo assim, o Ministério Público, no uso de suas atribuições, a partir de denúncia formulada pelo Observatório de Lages, encaminhou Ofício ao Município, recomendando o cancelamento e/ou suspensão do processo licitatório para aquisição do gramado sintético.
Esclarecimento de parte do município
Cumpre esclarecer que o Inter de Lages poderia sim usufruir da nova estrutura, até porque é uma instituição emblemática, que representa Lages desde anos 60, movimentando a paixão de milhares de torcedores, sendo inclusive um motor econômico para a cidade, porém não o faria de forma exclusiva.
Além do mais, por conta do calendário da série A do catarinense, e das burocracias inerentes ao processo licitatório e posterior instalação do gramado, sequer seria possível para o Inter de Lages jogar a série A em 2024 no Tio Vida, o que por si só afasta qualquer direcionamento para benefício da equipe.
Diante de todo o exposto, e, em respeito a todas as opiniões divergentes, e como não há segurança jurídica para o prosseguimento da revitalização do Complexo Vidal Ramos Júnior, resolve o Município acatar a recomendação do Ministério Público, fundamentada em denúncia formulada pelo Observatório Social de Lages, com o cancelamento de todos os investimentos previstos para complexo esportivo Vidal Ramos Júnior.
Nota oficial do Inter de Lages
O Esporte Clube Internacional (Inter de Lages) informa ter tomado conhecimento da recomendação do Ministério Público sobre a licitação para a revitalização do Estádio Vidal Ramos Junior (Tio Vida) e da decisão do município de Lages de cancelar o processo de escolha da empresa que ficaria responsável pelas obras. O clube entende que a instalação de gramado sintético, como previa a licitação, permitiria que toda a comunidade utilizasse ainda mais o estádio para competições amadoras e atividades de lazer, mas, no atual contexto, o Inter não poderá mandar suas partidas do Campeonato Catarinense da Série A de 2024 no estádio, diante de sua torcida. Diretoria, apoiadores e parceiros do Internacional estão buscando alternativas para tornar viável a participação do clube na competição.
O Inter de Lages é um símbolo de identidade de lageanos e serranos, uma instituição construída, ao longo de décadas, pelo esforço coletivo de centenas de milhares de torcedores, apoiadores, dirigentes, imprensa e figuras de relevo do poder público e da iniciativa privada. Dois exemplos concretos atestam a relevância cultural, social e econômica do clube para Lages e sua população: 1) foi a crescente popularidade do Internacional que, em 1954, ajudou a tirar do papel o projeto de construção de um estádio municipal. Desde então, não só o Inter, mas também equipes de futebol amador e outros entusiastas do esporte na cidade disputam jogos e competições no local; 2) em 2012, como ratificação da importância do clube como símbolo de identidade e orgulho dos lageanos, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto que reconheceu o Esporte Clube Internacional como patrimônio cultural do município.
O Inter de Lages informa ainda que, caso não haja local adequado, que obedeça às exigências da Federação Catarinense de Futebol, nem viabilidade financeira, o clube poderá, infelizmente, deixar de participar do Campeonato Catarinense – e isso em uma temporada tão marcante, em que o Inter, uma das mais longevas e tradicionais camisas do futebol catarinense, vai completar 75 anos de fundação e em que o Campeonato Catarinense vai celebrar 100 anos de existência.
Ressaltamos que o Esporte Clube Internacional fará todos os esforços necessários é possíveis para disputar o Campeonato Catarinense da Série A de 2024.
Esporte Clube Internacional
Diretoria
O que penso
Não sei se existe algo mais por de trás de todo o processo de licitação para revitalizar, não só o gramado do Estádio Vidal Ramos (Tio Vida). No entanto, também vejo que decisões certas ou erradas, mais criam problemas do que realmente ajudam. Nesse caso, mais parece uma atraso.
Pois, tira a oportunidade de modernizar de vez o Estádio, e torná-lo apto a todas as competições futuras, sejam amadoras, sejam profissionais. E, o que se vê no agora, o prejuízo futuro é mais evidente. Coloca em xeque a participação do Internacional de Lages no Campeonato Catarinense da Série A. Pois, teria que jogar suas partidas fora de Lages, sabe-se lá onde.
E mais. A não modernização do Estádio, o condena de vez ao ostracismo, com chances de abandono, esquecimento, e depreciação por completo. Quando, teria a chance de ser revitalizado, e futuramente promover competições atrativas nacionais ou até internacionais, com o padrão Fifa. Porém, certamente, o município fará a manutenção mínima.
Com tristeza, concluo dizendo que tudo parece ser feito para atrasar Lages, em todos os segmentos. O Esporte profissional padece, com raras exceções mantidas pela iniciativa privada. O Ministério Público recomendou. Fato. Mas argumentos e diálogos podem levar à outra visão do processo.
Não vejo nenhuma mobilização para que a revitalização se concretize. Deveriam estar atrelados os manifestos todas as entidades representativas da cidade, desde ACIL, CDL, Fórum de Entidades, e não só os lamentos de torcedores, do Inter, da imprensa esportiva, ou da Prefeitura.
Enfim, falta mais transparência, para que se entendam as razões reais de tais decisões, que podem levar à falência do futebol profissional de Lages, caso o Inter desista de participar da Série A, em 2024. Então, nossa vergonha e nosso atraso, se consolidam de vez. Está faltando gestão!
Foto: ilustrativa



