Share this
A previsão de temporais e chuvas volumosas anunciadas pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina deixa em alerta também a Defesa Civil de Lages, neste início da primeira semana de maio de 2022.
Chove em todo o Estado, mas há risco alto previsto do Oeste para o Planalto de Santa Catarina, com maiores volumes na terça-feira quarta-feira.

Está previsto para essa segunda-feira (2), terça-feira (3) e quarta-feira (4) um acumulado de chuvas que poderá superar 100 milímetros, volume muito significativo, pois a média mensal de chuvas para a região da Serra é de 120 milímetros. Poderão ocorrer chuvas acompanhadas de rajadas de Vento e granizo.
A Defesa Civil monitora a precipitação de chuvas através de um conjunto de pluviômetros instalados em pontos de estratégicos da área urbana e rural de Lages, especialmente junto aos rios.

A Prefeitura de Lages, inclusive, convocou uma reunião emergencial nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, com vistas a todos os setores do Paço estarem preparados e com atenção máxima.
No início da tarde dessa segunda-feira (2) a Defesa Civil Municipal já divulgou o primeiro relatório de atendimentos e dados técnicos das chuvas registradas no período da manhã, em Lages. Choveu em apenas seis horas um acumulado de 17mm.

Ainda no período da manhã, foram realizados 27 atendimentos, sendo: alagamentos, deslizamento de terra, quedas de muros entre outros. Os bairros mais afetados até o momento são: Santa Catarina, Habitação, Vila Nova, São Luiz, Santa Helena, Novo Milênio, Araucária, Caça e Tiro, São Luiz e Bom Jesus.
Qualquer emergência devido às chuvas e temporais a comunidade pode entrar em contato direto com a Defesa Civil Municipal nos telefones: 9 8406 4037 ou 199.
Previsão de terça e quarta-feira (03 e 04/05)
Tempo: segue instável com chuva moderada a forte em SC, devido a um sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) no Sul do Brasil. Os totais de chuva devem superar 50 a 60 mm em boa parte do Estado, sobretudo no Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul onde há previsão de valores acima de 100 mm. No fim da tarde de quarta-feira a chuva diminui em todas as regiões.
Fotos: divulgação – Ascom PML




