Share this
Eis um fato que carece de atenção. O cuidado com os animais em Lages, anda devagar, por mais que haja voluntários e algumas ações isoladas, para, especialmente as castrações de animais de rua.
Sei da luta pela causa desenvolvida pelo vereador Bruno Hartamann. Tanto é que conseguiu, via Governo do Estado, recursos para a compra do primeiro castramóvel.
A novidade foi reiterada juntamente com o assessor do Governo, Lucas Neves, ao revelar que a licitação para a compra do veículo já está em andamento, e logo estará prestando serviço nos bairros.
Penso que o município de Lages poderia investir mais nessa prestação de serviço. Cito o exemplo de Chapecó, que, no ano passado conseguiu resolver por completo o problema, ao criar o Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA), ligado à Prefeitura, e que passou a atender as demandas de castração, microchipagem e conscientização da comunidade chapecoense com relação aos cuidados com os pequenos animais.
O detalhe é que o NAPA não é um abrigo para animais resgatados. O alvo do atendimento, dentro destes serviços, são cães e gatos de rua, e animais de famílias em vulnerabilidade cadastradas nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.
A estrutura é composta por um médico veterinário, uma coordenadora de equipes, dois motoristas, um micro-ônibus e uma ambulância.
Portanto, caros leitores do Blog, com pouco investimento se tem um benefício gigante para o atendimento com microchipagem e castração. Isso, sem contar com os encaminhamentos a clínicas cadastradas, que possuem convênio com o município. Lages poderia ter algo semelhante. Uma pena que iniciativas como esta não sejam tomadas. Basta ter decisão.
Fotos: divulgação