Share this
A revitalização do Mercado Público Municipal de Lages poderá ser definida através da promoção de um concurso público de arquitetura a nível nacional.
O assunto já foi abordado pelo secretário Jorge Raineski, no ano passado.
A intenção é que o melhor projeto, entre os enviados por arquitetos de todo o Brasil, seja selecionado a fim de garantir a qualidade da obra.
A preocupação dos gestores municipais é, além da restauração do prédio, que encontra-se deteriorado, preservá-lo como patrimônio histórico da cidade e utilizá-lo como equipamento cultural e turístico.
Concretizando-se a realização do concurso, Lages estará seguindo exemplos de grandes centros nacionais e internacionais que optaram por esta modalidade ao revitalizar prédios públicos.
O prédio do Mercado Público Municipal foi construído em estilo art déco, declarado como Patrimônio Cultural da cidade e protegido pela Lei Orgânica do município.
Agora, o que considero relevante é a proposta, a qual sempre defendi, é a realização de que o espaço possa servir para as diferentes manifestações culturais, preservando sua própria identidade, além de transformá-lo em um centro público de economia solidária, com a valorização de produtos agrícolas e artesanais, incluindo feiras e exposições.




