Desfile e translado da Chama Crioula na Semana Farroupilha

Share this

Neste sábado (21) aconteceu o desfile com o translado da Chama Farrapa. Durante o ato de passagem no largo da Catedral, foram declamados poemas e versos alusivos à data histórica e também a leitura da carta escrita por Bento Gonçalves aos lageanos, em nome do povo do Rio Grande do Sul.

Pelas ruas, cavaleiros de todas as idades, desde meninos, homens e mulheres vestidos a caráter, exibiam orgulhosos bandeiras de Lages, do Brasil e de CTGs. “Lages foi sempre um portal de entrada da cultura gaúcha.

A Revolução Farroupilha nos enche de orgulho, pois vem de encontro aos estornos que o imperialismo tinha sobre a sociedade brasileira, na defesa de um chão e uma causa, com a sustentação da cultura.

Ficaram de herança as comemorações, que acontecem todos os anos nesta mesma época, a partir do dia 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho. Temos a nítida sensação de ter lutado por uma causa nobre”, comenta o professor universitário e membro do CTG Barbicacho Colorado, Nilson Broering.

Programação

Realizada pela Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) com apoio da Prefeitura de Lages, a programação da Semana Farroupilha tem como objetivo cultuar as tradições gaúchas e homenagear os líderes da Revolução Farroupilha. Estão sendo realizados encontros, alvoradas festivas, shows, bailes, almoços e jantares especiais com comidas típicas e mateadas. As atividades seguem até sábado (28 de setembro).

Fotos: Aline Tives e Toninho Vieira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.