O que diz o prefeito Elizeu do que foi 2013

Share this

Elizeu diz que 2013 foi de aprendizado e conquistas (1)A assessoria de imprensa redigiu um balanço completo com a avaliação do prefeito Elizeu Mattos, neste primeiro ano de administração de Lages:

Na opinião dele, uma das principais dificuldades nestes primeiros meses foi a equipe se adaptar com o ritmo e questões burocráticas que envolvem a administração pública municipal.

Para ele, um dos maiores feitos em seu primeiro ano foi recuperar o projeto do complexo Ponte Grande, obra que estava praticamente perdida.Com a união de esforços, envolvendo equipes técnicas da prefeitura, empresa vencedora da licitação para execução da obra e Caixa Econômica Federal (CEF), foi possível que ela tivesse início e caminha num bom ritmo.

– “Criamos, inclusive, o sistema de Ponto Controle para acompanhar o andamento dos trabalhos, que já está sendo copiado pela CEF em outros empreendimentos em que participa”.

.

Destaque das obras

O prefeito ressalta que outras obras, como a avenida Santa Catarina, onde o projeto inicial foi revisto e isso possibilitou a economia de recursos, que por sua vez foram investidos na rua Cirilo Vieira Ramos, tiveram contratempos, mas que serão resolvidos. “A Santa Catarina atrasou um pouco, mas será concluída até o fim de janeiro”, garante, lembrando que na Cirilo o atraso na conclusão foi em decorrência da instalação do emissário de esgoto.

– “Não adiantava concluir a Cirilo para meses depois ter que quebrar o asfalto para colocar o emissário de esgoto”.

Já em relação aos trabalhos na avenida Duque de Caxias, explica que o impasse ocorre em decorrência da licitação que as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) tem que fazer para retirar as redes de alta tensão ao longo dos dois lados da via.

– “Só poderemos retomar os trabalhos na Duque depois disso, e ainda, após feito o trabalho de saneamento básico”.

.

Comprometimento

Passado este primeiro ano, Elizeu observa que desde novembro o sistema de trabalho da nova administração está mais próximo do desejado por ele.  

– “Foi a partir desse mês que se começou a imprimir o nosso ritmo, a nossa marca; sem dúvida isso vai se intensificar em 2014”.

Ressaltando que ao longo de 2013, junto com o vice-prefeito Toni Duarte, conseguiu articular parcerias tanto com o governo federal quanto com o estadual.

– “Somente do federal deverão ser aportados em Lages mais de R$ 130 milhões”.

.

Projetos ousados

Além de projetos já bem encaminhados, como a revitalização da avenida Bruno Luersen, para 2015, da avenida Antônio Ribeiro dos Santos desde o ginásio Jones Minosso até o entroncamento com a Cirilo, já em 2014, Elizeu revela que tem dois projetos em especial que quer implantar até o fim de sua administração, com o vice Toni Duarte: o Parque da Cidade, onde hoje existe o Jockey Clube, e a revitalização de parte da avenida Belizário Ramos (Carahá), que inclui a canalização de parte do rio.

.

O Parque da Cidade

Com relação ao Parque da Cidade, que será uma ampla área de lazer, Elizeu explica que estão em andamento tratativas para a aquisição do terreno onde hoje está instalado o Jockey Clube, entre os bairros Universitário e Várzea.

– “Estamos negociando a compra do terreno, mas existem divergências dentro da diretoria do Jockey, entretanto, acredito que chegaremos a um bom termo e deveremos iniciar as obras em 2015”, conta, ressaltando que no local também será construída a Cidade do Idoso.

.

Revitalização do Carahá

Quanto a revitalização da Carahá, diz que o projeto básico foi concluído e a obra está orçada em cerca de R$ 38 milhões. O “Projeto Carahá” compreende o trecho da Belizário entre as avenidas Dom Pedro II e Duque de Caxias e prevê, entre outros, a canalização do rio, com o aumento de sua vazão em duas vezes e meia e a construção de uma área de lazer sobre o leito.

.

Em 2014

Elizeu diz que 2013 foi de aprendizado e conquistas (3)Elizeu afirma que tem recursos assegurados para promover, em 2014, a recuperação ou calçamento de 40 ruas, sem falar em outras 60 que serão feitas via PAC 2(Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal) e a conclusão das vias previstas no Pavisol.

– “Existem 20 ruas que eram para serem feitas pelo projeto Pavisol e que não saíram do papel. Agora vamos dar prosseguimento, com a ajuda do governo do Estado”.

Ele adianta que a principal do Morro do Posto, que liga o bairro ao Gralha Azul, será urbanizada.

– “Vamos ainda construir, em parceria com a CEF, 200 casas para abrigar os relocados do complexo Ponte Grande”.

.

Prioridades

E o prefeito diz que uma das prioridades é retomar as obras do complexo Araucária, que foram interrompidas por que a prefeitura detectou irregularidades no contrato com a empresa que vinha executando os trabalhos e decidiu rescindir o documento, por intermédio de processo administrativo.

–  “Faremos nova licitação”, finaliza.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.