Share this
Persiste a discussão por mais participação das mulheres na política. A cada eleição, os partidos fazem verdadeiras ginásticas para preencher a cota reservada a elas. Não se tem muita explicação na ocorrência dessa questão.
Para entender o problema, e visando estimular o debate e a reflexão sobre a baixa representatividade das mulheres na política, o Núcleo de Promoção e Inclusão Social da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, promove na próxima terça-feira (20), o seminário Mulheres na Política: Elas Podem, o País Precisa. O evento é gratuito e acontece entre 18h e 22h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
O curioso é de que as mulheres representam mais da metade do eleitorado brasileiro, mas a participação feminina no Congresso Nacional, por exemplo, é de apenas 11,3% dos parlamentares. Em Santa Catarina os resultados das eleições de 2016 confirmam a baixa presença feminina na política.
Foram eleitos prefeitos 271 homens e apenas 24 mulheres e para vereadores, 2.508 homens e 390 mulheres. No Legislativo catarinense, desde 1934 até os dias atuais, foram eleitas apenas 12 mulheres.



