Share this
Saúde de Lages alerta população sobre hanseníase. O alerta faz parte do Janeiro Roxo, numa campanha que visa o combate e a prevenção da hanseníase.
A proposta é para que aconteça o diagnóstico precoce, o que pode ajudar a reduzir o número de contaminação
O dia nacional é celebrado anualmente, no último domingo do mês, e reforça o compromisso de controlar, tratar corretamente e difundir informações sobre a doença em todo o país.

Visando alertar a comunidade, na manhã de sexta-feira (dia 26) foi realizada uma orientação sobre a Hanseníase na Vigilância Epidemiológica.
A dermatologista Rafaella Daboit Castagna distribuiu folders explicativos, conversou sobre os sintomas e tirou dúvidas da população sobre a doença.
O que é a hanseníase
A hanseníase é uma doença transmissível que se manifesta na pele através de manchas, caroços, inchaços e dores nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés. O contágio ocorre pelas vias respiratórias (tosse, espirro). Vale lembrar que se a pessoa já estiver tratando a hanseníase, ela não irá transmiti-la para ninguém.
O tratamento para Hanseníase é distribuído gratuitamente em qualquer unidade de saúde. A medicação é via oral e mensal. O paciente deve adotar cuidados com os olhos, mãos e pés para a prevenção de incapacidades.
Fotos: Cássia Shelen



