Share this
O Observatório Social de Lages chegou a provocar desconfianças em sua atuação, talvez, pelo fato de não noticiar com frequência o trabalho.
Provou, no entanto, que estava sim trabalhando, mas sem muito alarde.
A prestação de contas das ações neste primeiro ano de atividades, no auditório da CDL, teve ainda justificativas: “tivemos de ir em busca de recursos e doações para montar a infraestrutura necessária e para manter nossa estrutura em funcionamento”.
Apesar da estrutura incompleta, o que se fez foi análise de mais de 200 certames (licitações, tomadas de preços e compras gerais) na Prefeitura, Câmara de Vereadores e SDR de Lages.
Bem lembrado também na ocasião, de que a entidade não é fiscalizadora. A atuação é no sentido técnico, apontando erros e sugerindo correções.
Muito bem. Por outro lado, entre as ações, a campanha lançada:
“Eu Sou Área Livre de Corrupção”, iniciativa nacional da rede de Observatórios Sociais.
Nesse caso, cada cidadão pode assumir o papel de protagonista das mudanças que se quer para o Brasil, praticando e motivando outras pessoas a incorporar as boas práticas de conduta por meio das pequenas atitudes.
Vale lembrar que o Observatório apresentou dados do período de janeiro a outubro deste ano.




Gostaria de expressar minha profunda admiração pelo trabalho desempenhado pelo Observatório Social de Lages, por ter conseguido mobilizar a comunidade em favor de causas como o combate à corrupção, a transparência na gestão pública e a educação para a cidadania. Parabéns! Nossa metodologia é silenciosa e sem muito alarde. Não precisamos de propaganda, quanto muito divulgação do que fazemos. A sociedade civil não pode deixar de apoiar esse tipo de iniciativa, caso contrário estaremos nos entregando à desesperança. Avante, Lages!