Lages também vive a Semana Farroupilha

Share this

Antes da cavalgada, o encontro logo cedo na sede do MTG, na saída Norte da cidade, propiciou aos tradicionalistas vindos municípios de toda a região da Amures, os primeiros momentos das comemorações da Semana Farroupilha.

Um café campeiro foi servido, e somente depois, todos saíram em direção à Praça João Costa, no Centro de Lages, para ouvirem a leitura da carta do general Bento Gonçalves reverenciando o heroísmo dos lageanos durante da Revolução.

O desfile foi acompanhado com admiração por quem estava nas ruas neste sábado de manhã (16).

Da Praça, o grupo seguiu o trajeto até a sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Planalto Lageano, distante do Centro, no bairro Cruz de Malta, onde era esperado para acender as chama crioula, hastear as bandeiras, e almoçar.

Toda a programação que só irá se encerrar na quinta-feira da próxima semana é para homenagear os antepassados que lutaram na também conhecida Guerra dos Farrapos, ou seja, um conflito armado com características de guerra regional, que ocorreu no Território hoje ocupado pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre 1835 e 1845.

Participação das mulheres

As mulheres estão cada vez mais integradas aos grupos tradicionalistas. Elas estão participando com frequência de cavalgadas, visando estimular novas adesões.

É o caso das Cavaleiras da Serra, que somente neste ano participou de seis cavalgadas É um grupo formado de apenas 13 mulheres apaixonadas por cavalo.

A ideia é fazer com outras possam compartilhar de momentos como esse. Tanto que estão organizando um “costelão”, previsto para o dia 14 de outubro, e já trabalham com a possibilidade de realizar uma cavalgada somente de mulheres.

(Fotos: Toninho Vieira)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.