O encanto do desfile oficial da Mega Banda

Share this

Chegou o grande dia em que a Mega Banda, composta por mais de 500 integrantes, alunos de 11 escolas municipais e quatro estaduais, apresentou à comunidade o resultado de mais de dois meses de ensaios.

O primeiro desfile aconteceu na manhã deste sábado (19) e foi prestigiado por autoridades, convidados especiais, amigos e familiares orgulhosos e a população, que circulava pelo Centro e parou “pra ver a banda passar”, expressão que deu nome ao projeto.

A Mega Banda é a maior do país neste segmento. Trata-se de uma iniciativa que conta com a união de parceiros.

Além da prefeitura de Lages, através das secretarias municipais da Educação e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação Cultural de Lages e Escola de Artes, a Gerência Regional de Educação (GERED) e a Associação Serrana de Bandas e Fanfarras, que tem como presidente o maestro Douglas Antônio da Silva.

O desfile deste sábado encerrou a programação do “Serra Catarina Festival de Inverno”, uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que teve sua segunda edição.

Seguindo pelas ruas

A concentração foi na praça Vidal Ramos Sênior, ao lado do Terminal Urbano, de onde saíram e seguiram pela rua Nereu Ramos, até chegar no calçadão da praça João Costa.

Foi aproximadamente uma hora de apresentação, com um repertório desenvolvido especialmente para esta data, com participação dos próprios alunos, que tocaram desde músicas natalinas e populares até clássicos de Beethoven e canções da Turma do Balão Mágico.

Resgate

O resgate da tradição das bandas e fanfarras, que Lages ostentava há alguns anos, também é um dos objetivos do projeto. Antigamente as bandas e fanfarras vinham para o Centro e desfilavam para a comunidade, com grande movimentação das escolas, e infelizmente isso se perdeu com o tempo.

Enquanto a Mega Banda desfilava, muitos curiosos e pessoas que passavam pelo Centro e fizeram questão de parar para prestigiar, aplaudiram a apresentação.

Fotos: Toninho Vieira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.