Share this
Com a abertura dos envelopes da licitação a ser aberta no próximo dia 29 com as propostas de construção da rede de gás natural em Lages, a SCGás vai poder estender a malha de gasodutos até o município.
Esta será a quarta de suas seis fases e tem previsão de conclusão a partir de 2020. Diante desse cenário a construção de uma rede isolada apresentou-se como uma medida eficiente, graças à Resolução Nº075 da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) que permitiu a criação de projetos estruturantes para redes locais de distribuição de gás natural em Santa Catarina.
Transporte
A rede isolada é um trecho de gasodutos desconectado da rede principal, que pode ser abastecido por veículos que transportam o gás da rede principal até o local.
As opções para esse transporte rodoviário vão ser estudadas pela SCGÁS, para definir o modelo de maior viabilidade econômica.
Os dois modelos básicos envolvem o uso de GNC (gás natural comprimido), a mesma tecnologia usada hoje para o fornecimento de GNV aos postos de combustível localizados fora da rede, ou GNL (gás natural liquefeito).
Progresso
O início do abastecimento de gás natural em escala industrial é visto por lideranças
Um exemplo disso é o fato de que a Associação Empresarial de Lages (Acil) e aFederação das Associações Empresariais de Santa Catarina entraram em contato com o Governo do estado pedindo a garantia do projeto de atendimento a cidade.
Por Leonardo Mosimann Estrella



