Share this
Um trabalho com resultados positivos, o da Rede de Vizinhos, em Lages. A Polícia Militar tem até intensificado a mobilização dos 170 mil moradores de Lages em torno do projeto, que se tornou uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade.

Com reuniões mensais abertas – a última foi realizada na noite de segunda-feira, dia 17 -, a PM conscientiza as pessoas sobre a importância de aderir à rede.
Dados do comando do 6º Batalhão mostram que, no Centro da cidade, região com maior ocorrência de furtos, este tipo de crime caiu no primeiro trimestre do ano, especialmente no comércio.
Já os roubos/assaltos tiveram queda em oito dos dez setores nos quais os bairros de Lages são divididos, o que mostra a eficácia do programa.
.
Parceria na prevenção aos crimes
O objetivo principal da Rede de Vizinhos é prever e prevenir os crimes por meio do fortalecimento dos vínculos e maior proximidade entre a PM e os moradores, proporcionando a troca de informações sobre indivíduos, atitudes e situações suspeitas.
Os grupos são criados pelo comando do batalhão após análise da ficha de cada morador, que obrigatoriamente deve ter mais de 18 anos, a fim de evitar a infiltração de criminosos.
Placas indicativas de áreas monitoradas pela Rede de Vizinhos também são colocadas à disposição em algumas empresas do comércio local como forma de coibir as ações criminosas e incentivar os demais moradores a aderirem ao programa.
.
Serviço
Qualquer pessoa, desde que maior de idade, pode participar da Rede de Vizinhos, mas é permitido o ingresso de apenas um número de celular por residência em cada grupo.
Interessados devem procurar o Batalhão da PM em Lages pelo telefone (49) 3221-7900 e participar da reunião mensal para preenchimento do cadastro de adesão.
Informações e foto: Pablo Gomes – Jornalista



