Share this
Bastante prestigiada a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH), construída entre Lages, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, num investimento de aproximadamente R$ 170 milhões, na manhã desta segunda-feira (11), em Campo Belo.
A capacidade instalada de 19 megawatts (MW) – o suficiente para atender o consumo de aproximadamente 150 mil habitantes.
No entanto, ela já estava em operação desde julho deste ano, com aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Caveiras.
A estrutura foi construída em uma barragem com 22 metros e possui três unidades geradoras, assegurando a produção de 10,12 MW de energia.
Lá estiveram o governador em exercício Joares Ponticelli e o secretário regional de Lages, Gabriel Ribeiro
Entre as coisas boas, além da geração de energia, o empreendimento contribui para o aquecimento da economia dos municípios envolvidos.
Sobre a PCH
A construção da PCH é um resultado do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha no Setor de Energia, firmado em 2008 com a Eletrosul. As obras foram financiadas pelo banco de fomento KfW com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.
(Informações e fotos: Fábio Ramos)



