Divisão dos custos de manutenção do Águia 4

Share this

aguiaNa próxima semana, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) vai procurar o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, para discutirem um termo de cooperação técnica entre a secretaria e a Polícia Militar para ampliar o suporte avançado de vida no helicóptero Águia 4, que atende a Serra Catarinense.

Nesta sexta-feira, o parlamentar foi recebido pelo comandante da companhia do 5º BAPM, tenente coronel Luiz Eduardo Ardigó da Silva, no hangar do aeroporto de Lages, onde fica o helicóptero que atua na Serra Catarinense.

A ideia é integrar os serviços prestados pelas equipes da PM e do Samu, reduzindo o tempo de resposta no atendimento de emergências.

Ardigó explicou a Gabriel Ribeiro como são os procedimentos e deu vários exemplos de socorros feitos em conjunto com o Samu.

Porém, o serviço é informal e todo o custo fica com a polícia. Com base em gastos médios, a PM pede que a secretaria repasse mensalmente R$ 16 mil para cobrir as operações conjuntas com o Samu nos 18 municípios serranos.

Atuando há um ano e meio na Serra, o Água 4 esteve em 570 ocorrências, entre transporte de pacientes, atendimento a vítimas de trânsito e busca de criminosos em fuga.

aguia1

Ardigó argumenta que a verba seria destinada ajudar na manutenção do helicóptero, especialmente no abastecimento.

Nesta semana, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou uma indicação do deputado Gabriel Ribeiro que propõe ao Governo do Estado o termo de cooperação entre a PM e a Secretaria da Saúde.

(Informações e fotos: Tarcísio Poglia)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.