Esclarecimento do Hospital Tereza Ramos

Share this

Primeiramente, queremos registrar nosso profundo pesar pela perda prematura e irreparável de uma lageaninha. Toda morte nos entristece muito, principalmente a de um ser que ainda estava apenas iniciando a sua vida. Trabalhamos há 72 anos para proporcionar alegria às famílias de toda a região serrana. A nossa maior motivação sempre será essa, pois um nascimento nos renova e dá ainda mais ânimo a continuar a nossa nobre missão.

Porém, mesmo consternados e sabedores do imensurável sofrimento dos pais, parentes e amigos, precisamos assegurar a verdade dos fatos e zelar pela histórica boa imagem do Hospital Tereza Ramos, uma das principais instituições públicas de saúde de Santa Catarina.

Inicialmente, questionamos as informações divulgadas nas redes sociais e repercutidas na imprensa. Assim, a direção e os serviços de Obstetrícia e Neonatologia do HTR, que são referências em atendimentos de gestantes e recém-nascidos de alto risco, prestam atendimento integral, abrangendo as necessidades biológicas, psicológicas e sociais dos pacientes e contam com um quadro de servidores capacitados e experientes no atendimento de gestantes e recém-nascidos nas suas mais diversas condições, esclarecem sobre o óbito da recém-nascida de Mariane Guedes Rodrigues e Humberto Luiz, ocorrido no dia 29 de julho deste 2016.

– Uma comissão de sindicância interna foi formada e todos os profissionais envolvidos no processo já estão sendo ouvidos. A partir desses relatos, um parecer final será produzido e encaminhado para análise da Secretaria de Estado da Saúde, do Conselho Regional de Medicina (CRM) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren);

– A Secretaria de Estado da Saúde acompanha o caso e, preliminarmente, pode observar que todos os procedimentos clínicos adotados foram corretos. A suspeita é de que o bebê tinha problemas cardíacos e sofreu uma parada fatal. Porém, tudo ainda será rigorosamente investigado e, se ficar comprovado que houve erros, as medidas cabíveis serão tomadas e os responsáveis, sejam que forem, serão devidamente punidos;

– Através do procedimento que apurará os fatos, todas as provas, em especial a suposta gravação feita pelo pai, serão analisadas na sua integralidade para que sejam apuradas todas as circunstâncias em que os fatos ocorreram para que não se cometa nenhuma injustiça e para que possamos punir corretamente e exemplarmente os eventuais culpados;

– A direção e os serviços de Obstetrícia e Neonatologia do Hospital Tereza Ramos ressaltam que todas as necessidades do recém-nascido e da mãe foram atendidas em sua plenitude, em todo o tempo de permanência na unidade, apesar do trágico desfecho que entristeceu toda a equipe médica, administrativa e de enfermagem da instituição;

– Por fim, nos colocamos no lugar dos familiares e amigos e sentimos a mesma dor. É impossível calcular o tamanho do sofrimento e o tempo necessário para um pleno restabelecimento emocional. Mas desejamos do fundo do coração que todos consigam se recuperar da melhor e mais rápida maneira possível. Reiteramos que, há mais de sete décadas, a nossa missão como profissionais e seres humanos é trazer ao mundo bebês saudáveis para que cresçam com alegria e sejam cidadãos de bem. Tudo com muito carinho e amor pelo que fazemos e, acima de tudo, respeitando o mais sagrado de todos os direitos: a vida.

Hospital Tereza Ramos

Secretaria de Estado da Saúde

Governo de Santa Catarina

OBS: A nota se refere ao falecimento de uma criança na hora do parto, e os pais acusam a Instituição de negligência e imperícia.

Um comentário em “Esclarecimento do Hospital Tereza Ramos

  1. Com todo respeito que tenho por alguns médicos, que me atendem, os demais fazem parte de uma… para não dizer outra coisa… Isso vai dar em nada… Ainda vão acusar, como já estão , a imprensa…. Pior do que isso, é que a maioria estudou em Universidade pública, banca pelos nossos impostos… O que dão em troca, desprezo aos que não tem dinheiro… O deus deles, é o dinheiro… Se você tem dinheiro, eles são capazes de ficar ao seu redor o dia e a noite…. O contrário, nem te olham na cara… É a realidade ….

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.