Presidência novamente em discussão

Share this

Os bastidores da Câmara de Vereadores de Lages estão agitados, nestes últimos dias, por conta da troca ou não da Presidência da Casa.

Appolinario

Adilson Appolinário (PROS) é o atual presidente de fato. Ou seja, eleito e tem a legítima representatividade no cargo.

A troca na Presidência, só ocorre se ele renunciar. E isso é ponto pacífico na questão.

Acordo

No início da legislatura, o acordo previa, em 2013, a eleição de Nilton Freitas (PTB). Depois, em 2014, deveria Anilton PTBassumir alguém do PPS, no caso, Marcius Machado. Já em 2015, a indicação viria do PSC. E, por último, em 2016, um nome do PMDB.

Mas, como se sabe, o acordo caiu por terra quando Nilton Freitas (foto) permaneceu por dois anos e não abriu para o Márcio, em razão dos problemas enfrentados pelo vereador, devido à troca de partido. Márcio deixou o PPS e foi para o PR, motivo suficiente para ficar fora do páreo do cargo.

No final de 2014, com nova eleição, o quadro também mudou por completo com a eleição de Adilson Appolinário (PROS), mas como nova possibilidade a partir de outro acordo.

O que se pensa agora

Sabe-se que o prefeito Elizeu Mattos gostaria de ver alguém do PMDB em 2016 na Presidência da Câmara. O problema é que surgem dentro da sigla, outros postulantes, o que pode criar algo inesperado nesta briga pelo cargo, levando em consideração a renúncia de Appolinário.

E, caso isso aconteça, se tudo não estiver muito bem amarrado, a Casa fica sem presidente, e pelo regimento interno, pode ser convocada nova eleição. E, no voto, até mesmo a oposição poderá lançar nomes.

Por fim, uma questão complexa que tem provocado muita discussão internamente na Câmara de Vereadores. Há necessidade de consenso, o que não há.

De qualquer forma, confortável mesmo, está somente o presidente Adilson Appolinário, que, se decidir, mantém tudo como está e ponto final.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.