Share this
Parceria entre a prefeitura e o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) resultou no projeto de extensão para o mapeamento das estradas do interior do município de Lages e no geoprocessamento do solo.
O projeto está em fase de finalização e na tarde desta terça-feira (20) foi pré-apresentado ao secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian.
O levantamento final dos dados será tornado público em dezembro em um workshop.
O mapeamento servirá como base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.
O que se quer
A partir do trabalho será possível identificar a utilização do solo e, no ponto de vista de política pública, e saber o que efetivamente está sendo plantado, para planejar sobre o escoamento da produção e outras formas de melhorias dos acessos.
Iniciado em março de 2014, o objetivo do projeto era mapear as estradas do interior, cadastrá-las e identificar os trechos críticos, número de pontes e bueiros. Em março deste ano, a partir das imagens de satélite, a equipe passou a classificar o mapeamento sobre o uso do solo.
Lages é o município que apresenta a maior extensão de terras do Estado, sendo que existem mais de 2.600 quilômetros quadrados de terra somente na área rural.
(Foto: Marcio Avila)




