Ponte do rio Pelotinhas recebe melhorias

Share this

Conforme comunicado na semana passada, a ponte do rio Pelotinhas, localizada na comunidade do Raposo, na Coxilha Rica, está interditada nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9) para a substituição das vigas que sustentam a estrutura.

ponte pelotinhas

A ponte de madeira de aproximadamente 60 metros apresentou avarias em sua estrutura devido à ação do tempo e pelo fluxo intenso de caminhões pesados. O trânsito no local está interrompido.

Apesar dos transtornos à comunidade, a informação é de que o trabalho será rápido, e depois de pronto, vai garantir mais segurança a quem transita pela ponte.

A expectativa é de que esteja liberada já nesta terça-feira (9).

(Foto: Toninho Vieira / Arquivo)

Um comentário em “Ponte do rio Pelotinhas recebe melhorias

  1. os serranos desconhecem o nome da estrada municipal que parte da ponte sobre o rio caveiras no final do bairro da varzea ate o passo de santa vitoria no rio pelotas (divisa com o estado do rio grande do sul) passando pelas localidades do guara, cajuru, morrinhos etc. foi e primeira ligaçao terrestre entre o sul e o sudeste por via terrestre, pois cruzando a coxilia rica os tropeiros vindos da regiao de viamao (RS) , desde os anos de 1700, seguiam com destino a Sorocaba (SP), deslocando as tropas de gado e mulas para abastecer a coroa portuguesa. A nossa serra catarinense e rica em historias da colonizaçao do sul brasileiro, repleta de fazendas, casarões seculares e corredores de taipas que margeiam a referida estrada, inclusive e primeira tentativa de edificar a fundação ´da vila dos prazeres das Lagens (hoje cidade de Lages), foi efetuada pelo bandeirante Antonio Correia Pinto de Macedo, justamente na localidade do Cajurú no lugar chamado Taipas, onde ainda existem as ruínas de 300 anos, em terras do sr. Sérgio Bianchini Arruda, neto de um grande pecuarista sr. Nicanor Arruda. Devido a escasses de água e outros problemas logísticos, Correia Pinto tentou novo assentamento da vila às margens do rio Canoas que, tambem foram frustadas por grandes enchentes ocorridas na referida região, e, finalmente foi criada a Vila onde está hoje a sede do município. No início das anos de 1900, o pecuarista sr. Tito Bianchini grande latifundiário da região do Cajurú e Coxilia Rica, com uso de picaretas, pás e enxadas, durante muitos anos, utilizando a força braçal dos seus peões das fazendas, conseguiu abrir a estrada da atual ponte sobre o rio Caveiras até as suas terras, possibilitando assim, o acesso através de carroças e os primeiros veículos motorizados para o transporte de mercadorias até a sede do município. Por todos os benefícios que o pecuarista contribuiu para o progresso da região, inclusive com a doação do terreno do Pronto Socorro Municipal o qual leva o seu nome, foi também agraciado através da Câmara de Vereadores, com o nome da Estrada Municipal TITO BIANCHINI, que parte do final da avenida Antonio Ribeiro dos Santos, bairro da Várzea (ponte do rio Caveiras), até a travessia do rio Pelotas no Passo de Santa Vitória com 90 km. Talves por desconhecimento ou lapso da secretaria municipal não foi até hoje colocada placa que identifica o verdadeiro nome da referida estrada. Como sugestão de aprimoramento para o ¨Plano de Desenvolvimento Rural de Lages¨,recentemente divulgado pelos os órgãos de imprensa local, deve ser colocada placa junto a ponte do rio Caveiras. Espero ter contribuido assim, para que todos os serranos e turistas que visitam a nosssa região um pouco de nossa historia. abraços.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.