Alistamento militar de 2026 começou nesta quinta-feira

Share this

O Alistamento Militar 2026 começou nesta quinta-feira (1º) e segue até 30 de junho. O serviço é obrigatório para brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive os que residem no exterior, e voluntário para mulheres, pelo segundo ano consecutivo.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi

O processo é gratuito e pode ser feito pela internet, por meio do site do Alistamento Online, com cadastro no Gov.br. Quem preferir o atendimento presencial poderá procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima a partir de sexta-feira (2), com documentos de identificação e comprovante de residência. O não cumprimento do prazo gera multa e restrições legais.

Para as mulheres, o Ministério da Defesa disponibilizou 1.467 vagas nas três Forças Armadas, distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. Após a incorporação, o serviço terá duração inicial de 12 meses.

Pessoas com deficiência ou condições de saúde impeditivas podem solicitar isenção mediante apresentação de laudos médicos no momento do alistamento.

Após essa primeira etapa, os alistados receberão o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e deverão acompanhar as próximas fases, que incluem seleção, exames e possível incorporação. O serviço militar está previsto para iniciar em 2027, com duração de um ano, podendo ser prorrogado conforme critérios das Forças Armadas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.