Share this
Índice Firjan, divulgado no fim de outubro, avalia as contas dos municípios brasileiros, com base em quatro indicadores, divulgado anualmente. Os números são históricos.

É o que revelou o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), um estudo anual, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com objetivo de fortalecer a cultura da responsabilidade administrativa, fornecendo subsídios para uma gestão pública eficiente e democrática.
O levantamento, que tem como base as contas do município em 2022, revelou que a cidade atingiu uma pontuação de 0,8353, sendo classificada com uma gestão de excelência.

Comparado ao levantamento de 2022 (ano-base 2021), quando Palmeira havia obtido um indicador de Boa Gestão, com nota 0,7791, o município demonstrou uma evolução significativa em sua administração.
Um Exemplo Prático de Boa Gestão
Testemunho do compromisso da administração municipal com a eficiência e transparência na administração pública, essa conquista de excelência na gestão fiscal de Palmeira demonstra que uma gestão comprometida com o desenvolvimento, responsabilidade fiscal e o bem-estar dos cidadãos consegue promover uma transformação positiva.
O indicador
O IFGF é mais do que um indicador; é uma ferramenta que destaca a importância de uma gestão eficiente e responsável nas administrações municipais. À medida que os municípios buscam a excelência em sua gestão fiscal, todos os cidadãos são beneficiados por serviços de qualidade e um ambiente propício para o crescimento e o progresso.
O município conquistou uma nota geral de 0,8353, com índices de excelência em três dos quatro indicadores individuais. Notavelmente, a cidade alcançou a pontuação máxima de 1 no quesito “Investimentos”, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento local.

Os indicadores de “Gastos com Pessoal” (0,9006) e “Liquidez” (0,9380) também indicam uma gestão financeira responsável e eficaz.
O único índice abaixo do nível de excelência foi “Autonomia” (0,5026), que mede a capacidade dos municípios de sustentar o funcionamento de todos os serviços públicos com seus próprios recursos. Ainda assim, o índice deste indicador avançou em relação ao último levantamento (0,4150).
Para a prefeita Fernanda Córdova, as melhorias nos índices são reflexo do esforço dos servidores e dos investimentos da gestão em cursos de capacitação.



