Share this
A 2ª Cavalgada Cívica e Histórica, realizada neste sábado (16), contou com um grupo de cavaleiros e amazonas, que partiu da localidade de Morrinhos rumo ao caminho de Laguna, percorrendo um trajeto simbólico de aproximadamente 25km por algumas fazendas históricas da região.

A cavalgada marca as comemorações da Semana Farroupilha, além de homenagear a “Heroína de Dois Mundos”, Anita Garibaldi, nos seus 202 anos de nascimento, (1821-2023).
A cavalgada contou com a participação de estudantes e professores do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires que protagonizaram uma belíssima apresentação do Hino Nacional Brasileiro, além de tradicionalistas, autoridades, convidados e moradores da região.

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é uma das instituições apoiadoras do evento.
Anita: a filha dos campos de Lages
Anita Garibaldi, segundo relatos de testemunhas que a conheceram (tradição oral), teria vivido sua infância, e bem provavelmente nascido em Morrinhos, na Coxilha Rica. Ana Maria de Jesus Ribeiro passou a se chamar Anita e recebeu este epíteto, depois de ter lutado ao lado de Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha (1835-1845) e nas batalhas pela unificação da Itália, a partir de 1849.
Os pais de Anita Garibaldi, Bento Ribeiro da Silva (Bentão) e Maria Antonia de Jesus Ferraz se casaram em 13 de junho de 1815, na Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens, conforme registro paroquial da época.
Dezessete meses depois, no dia 1º de novembro de 1816, em Laguna, batizaram a primeira filha de nome Felicidade. Depois nasceriam mais duas filhas do casal, Manuela e Ana Maria (Anita), sendo que destas não se têm informações oficiais do local exato de nascimento.
Informações: Flávio Fernandes com a colaboração: Henrique Beling e Iran Rosa de Moraes / Fotos: Nilton Wollf



