Share this
As audiências fazem parte das discussões da expansão da rede monofásica por trifásica apresentada recentemente pelo Governo do Estado. O tema tem sido uma das fortes bandeiras dos parlamentares que integram a Bancada do Oeste.

Assim, na sexta-feira (7), em Joaçaba, e com o prestígio do presidente do Parlamento, deputado Mauro De Nadal, outros deputados e inúmeras lideranças locais e regionais o tema, ganhou corpo, com ampla discussão. Além de Joaçaba, Curitibanos já tinha sediado na quinta-feira (6) a terceira audiência pública sobre o mesmo assunto.
Como explicou o presidente e proponente das audiências públicas, Mauro De Nadal, ao todo foram realizadas quatro audiências públicas no Oeste para tratar dessa pauta. A preocupação é construir um grande projeto para fornecer alternativas de energia elétrica com qualidade para a zona rural.
A iniciativa, compromete ainda mais o Governo, que já anunciou R$ 40 milhões para o setor no Estado. A ideia das audiências é conhecer a verdadeira necessidade de cada município.
Municípios demonstram preocupação
Lideranças dos municípios foram unânimes em suas manifestações, demonstrando grande preocupação com os investimentos. Eles querem que sejam efetivos e que realmente contemplem a zona rural.

Para eles, a expansão da energia elétrica trifásica rural é fundamental para a manutenção e crescimento da agricultura na região, já que os equipamentos agrícolas consomem uma grande quantidade de energia e os produtores rurais passam por dificuldades para modernizar a atividade no campo. Sem falar que a rede trifásica permite aumentar a potência e número de equipamentos ligados ao mesmo tempo, evitando quedas de energia.
Outro ponto de preocupação é o fato de que alguns municípios, caso de Castelo Branco, não consta na relação da Celesc neste primeiro momento. Há outros na mesma situação. (Fonte e fotos: Agência Alesc)



