Share this
Município de Lages começa a adotar algumas alternativas práticas visando ampliar a segurança nas escolas. Importante isso. Entre as ações, a colocação de portões eletrônicos em todas as unidades de ensino e serviço de vigilância, além de rondas realizadas diariamente através da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar.

Tudo está sendo feito para garantir a segurança das crianças e demais estudantes e minimizar os riscos de acidentes e incidentes nos ambientes de todas as 122 unidades de ensino do Sistema Público Municipal de Educação.
Câmeras de segurança
Está em andamento também processo licitatório para compra e implantação de câmeras de segurança em todas as escolas municipais. Até o momento, 54 câmeras já foram instaladas. O controle do equipamento é feito por meio de videomonitoramento, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Parceria com a Polícia Militar
Tudo está sendo feito para dar mais segurança. A parceria do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, por meio do programa “Rede de Segurança Escolar” é relevante.

Atualmente, todas as equipes diretivas das 122 unidades possuem contato direto via Whatsapp com os policiais designados para a rede de segurança, podendo acioná-los a qualquer hora em caso de necessidade.
Assunto carece de novas medidas
Para tanto, a Secretaria da Educação estuda a implantação de uma comissão a nível municipal, com representantes do município e outros órgãos e autarquias, especialmente as instituições de segurança pública das esferas federais, estaduais e municipais.

A ideia principal é debater e programar um protocolo de segurança escolar municipal, assim como estabelecer um plano de metas e estratégias de ações preventivas analisando a real necessidade de cada ambiente escolar.
Fotos: Toninho Vieira




