Share this
Numa viagem ao litoral gaúcho, mais precisamente a Torres, neste final de semana, em uma excursão do SESC Lages, tive a oportunidade de conhecer de perto um dos pontos do Parque Aparados da Serra.

O Parque fica junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil. É neste ponto que se situam-se os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral.
O lugar abrange uma área de aproximadamente 30.400 hectares, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome destas unidades de conservação.

Uma verdadeira maravilha da natureza, que inclui as trilhas do Cânion Fortaleza. A visão é esplendorosa.

Agora, curioso mesmo foi ver várias gralhas azuis de muito perto. Foi possível fotografar uma a menos de um metro de distância. Elas ficam envolta dos turistas para aproveitar os restos de alimentos. Aliás, é proibido alimentá-las propositalmente. Recomendo a visita.
Apenas uma observação, o lugar ainda carece de mais acessibilidade e inclusão. Idosos com idade mais avançada e pessoas com deficiência não são contempladas pelos passeios que levam ao cânion. Fica o registro.
Fotos: Paulo Chagas



