Lages: confirmado primeiro caso varíola dos macacos

Share this

A Secretaria Municipal de Saúde de Lages, através da Vigilância Epidemiológica confirma o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no município. A doença foi diagnosticada em um homem de 38 anos.

O paciente é morador de Lages, buscou atendimento médico particular e foi orientado a ir na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside.

O homem foi isolado, realizou a coleta do exame, que foi enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Após análise do exame, foi constatado o resultado positivo.

Paciente isolado

O paciente não precisou de internação e segue em isolamento, sendo monitorado pela equipe da Vigilância Epidemiológica. O acompanhamento é diário, a cada 24 horas. Com coleta de dados do estado geral do paciente e das pessoas com quem teve contato direto.

Casos suspeitos

Lages possui ainda dois casos suspeitos também monitorados, aguardando resultado de exame do Lacen, que leva cerca de 7 a 10 dias para ficar pronto. Além disso, 19 casos da doença foram descartados.

O que é a Monkeypox

Transmitida pelo vírus monkeypox, a doença é considerada uma zoonose viral e pertence à mesma família dos transmissores da varíola humana, erradicada na década de 1980, e que registrava sintomas mais letais.

A transmissão se dá por contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias e compartilhamento de objetos usados por uma pessoa que está infectada.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.