Share this
Por muitos anos acompanho a situação do Parque Ecológico de Lages, a partir de ideias de torna-lo atrativo não apenas para estudantes, mas para toda a comunidade, para usufruto de caminhadas, visitações científicas, entre outros objetivos ao próprio turismo ambiental. Confesso que havia cansado de esperar pelas providências.

A construção de uma nova sede criou uma estrutura, inclusive, com a aquisição de instrumentos como TV e móveis, deram cara à iniciativa, ampliando assim a atratividade de mais pessoas ao local.
Porém, o Parque, nunca se tornou num ponto referencial, pois, precisa constante manutenção, limpeza, melhoria nas trilhas, e principalmente, guias e segurança interna.
Revitalização do entorno
Agora, uma nova prática pode fazer com que Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto tenha o entorno revitalizado, isso num tempo de 90 dias, o que pode tornar o espaço mais aconchegante que pode ampliar aos interessados, o contato com a natureza.

As atividades que há muito tempo estavam paralisadas foram retomadas nesta última segunda-feira (14 de dezembro), marcadas pelo ato de repasse da ordem de serviço, assinada e entregue pelo prefeito Antonio Ceron, assegurando aos visitantes, a abertura da prática do ecoturismo.
Os serviços têm prazo de conclusão para 90 dias, executados empresa vencedora do processo licitatório, Serviços Duarte e Ferreira, sediada em Lages, para a qual foi entregue a ordem de serviço.
O que será feito
O conjunto de benfeitorias é integrado pela instalação de um portal de entrada com portão e placas informativas, rampa de acesso à sede do Parque Natural, situada no bairro São Paulo, passarela suspensa na Trilha dos Xaxins para melhorar o acesso e a segurança, bem como a reforma das escadarias, realização de drenagem na lateral da sede, e limpeza do lago, o qual receberá um pontilhão na sua proximidade, e do local como um todo.

O Parque
O Parque Natural possui 2,34 milhões de metros quadrados e mais de oito mil araucárias e outras árvores nativas. Podem ser vistos no local, aliás, espécies de animais típicos da Serra Catarinense, como a gralha azul, bugio e alguns tipos de papagaios. Para conhecer mais sobre o Parque basta acessar a página no Facebook: Parque Natural Municipal ou o site www.parquenaturaldelages.com.br.
Foto: Greik Pacheco



