Atração Cantante na terceira noite de Música na Serra

A 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra apresenta nesta sexta-feira, 21 de julho, às 20h, no auditório do Colégio Bom Jesus, a Noite Cantante. No palco a magia do Coro Infantil regido pela maestrina Regina Kinjo e do coro Adulto, sob regência da Professora Flávia Bombonato. No repertório, clássicos da música brasileira que prometem emocionar o público.

O espetáculo contará com a participação especial da talentosa dupla lageana GymnopeDuo, formada pelo flautisa DEL LIMA JÚNIOR e o acordeonista GUSTAVO FLORIANI.

Para encerrar com chave de ouro esta terceira noite de espetáculos, o concerto da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional Música na Serra.

E neste sábado, 22 de julho, acontece o grande concerto de encerramento do Música na Serra. No palco do auditório do Colégio Bom Jesus, a Orquestra Sinfônica do Festival, sob regência do Maestro Jean Reis. O horário é o mesmo: 20h. Com entrada gratuita.

Quinta-feira com acordeon e Ballet no Música na Serra

A noite de quinta-feira, 20 de julho, promete ser inesquecível no Festival Internacional Música na Serra. No palco do auditório do Colégio Bom Jesus, às 20h, se apresenta a Orquestra de Cordas & Solista: O acordeonista Fernando Ávila e o violinista Alejandro Drago. Além do espetáculo “Músicais da Broadway”, do Centro de Danças Movere. A Entrada é gratuita.

O público poderá conferir todo o talento do acordeonista Fernando Ávila que irá apresentar as suas composições arranjadas para acordeon e orquestra de cordas. São músicas que representam bem a identidade musical do Sul, com características que estão intrínsecas às culturas fronteiriças do Sul, em diálogo com Argentina e Uruguai, trazendo o chamamé e o tango, bem como a brasilidade da bossa nova.

Fernando Ávila e a orquestra de cordas apresentarão também algumas composições do CD “A LUA DE SANTIAGO”, indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2019 na categoria Revelação do Ano. E que é um grande sucesso nos espetáculos por onde passa.

O espetáculo ainda contará com a participação especial do violinista argentino, Alejandro Drago, consagrado internacionalmente e que já se apresentou na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Para fechar a noite com chave de ouro o espetáculo “Musicais da Broadway”, estrelado pelo corpo de ballet do Centro de Danças Movere.

É hoje! Concerto de Abertura do Música na Serra

A 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra inicia nesta quarta-feira (19), às 20h, no auditório do Colégio Bom Jesus, com um grandioso concerto do compositor e pianista André Mehmari. A entrada é gratuita.

No período de 19 a 22 de julho, artistas renomados nacional e internacionalmente se apresentarão gratuitamente em concertos noturnos, no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas.

E o Festival Internacional Música na Serra, já inicia com um grandioso concerto de André Mehmari Trio tocando Clube da Esquina e composições próprias, no dia 19 de julho.

O espetáculo André Mehmari Trio, em formação clássica de jazz, com piano, baixo e bateria, apresentará um repertório de composições próprias e recriações de clássicos do jazz e da música brasileira. Com muito lirismo e virtuosidade, esses três grandes amigos animam a cena instrumental brasileira, são aclamados no Brasil e no mundo, e agora estarão em Lages.

Na quinta-feira – 20/07 – Música & Ballet

Orquestra de Cordas & Solistas – Fernando Ávila – Acordeon e Alejandro Drago – Violino

Ballet (Movere Centro de Danças) & Orquestra de Cordas

11º Festival Internacional Música na Serra

Com o objetivo de promover a Cultura na Serra Catarinense, acontece a 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra – FIMS. No período de 19 a 22 de julho, artistas renomados nacional e internacionalmente se apresentarão gratuitamente em concertos noturnos, no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas.

A diretora de produção do evento, Edite Moraes, ressalta que os concertos no palco do auditório do Colégio Bom Jesus, são apenas uma parte do FIMS. “Durante a semana, além dos concertos noturnos, acontecem concertos sociais e acadêmicos. Essa é a grande essência do Música na Serra, descentralizar a música clássica levando-a a todos os públicos”.

Viés pedagógico

Além dos concertos sociais e noturnos, o evento tem seu viés pedagógico através das Master Classes, oferecidas a estudantes de música. Uma oportunidade que jovens estudantes de música têm de aperfeiçoar seus conhecimentos com professores de renome nacional e internacional.

Em Treze Tílias

Neste ano além das apresentações em Lages, o FIMS realizará no dia 18 de julho, concerto no município de Treze Tílias, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. No palco a Orquestra de Cordas acompanhada pelo acordeonista Fernando Ávila. “

Concerto de abertura – quarta-feira – 19/07 – Concerto de Abertura 

André Mehmari Trio 

Composto por músicos bem conceituados que transitam tanto num cenário erudito como popular. O trio é formado por Neymar Dias (contrabaixo), Sérgio Reze (bateria) e o pianista André Mehmari apresentando repertório com temas autorais e recriações de clássicos do jazz e da música brasileira.

Vai começar o 4º Ficasc

Setembro é o mês do 4º Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (Ficasc). Você poderá acompanhar filmes como “A última floresta” e “Marighella”, e que serão exibidos gratuitamente, já nesta terça-feira, dia 13, quando inicia, e segue até o dia 17 de setembro.

O Ficasc exibe curtas, médias e longas metragens com temas socioambientais, em Lages, Urubici e São Joaquim, cidades da Serra Catarinense. Paralelamente ao festival, acontecem 3 apresentações teatrais, shows musicais e debates, tudo 100% gratuito.

Confira a programação e as sinopses aqui: https://www.ficasc.com.br/filmes

No Youtube

Depois da pandemia em 2020 e 2021, o festival acontece de forma híbrida, online pelo canal youtube.com/c/FestivalFicasc, e em 2022 retorna a forma presencial nas cidades catarinenses de Urubici, São Joaquim e Lages.

Com 32 sessões, serão apresentados 25 filmes, e no canal do youtube, 10 filmes, com temática socioambiental, disponíveis apenas durante o festival.

Inclusivo

O festival também é inclusivo, filmes com áudio-descrição e legenda descritiva, libras (linguagem brasileira de sinais) atendendo aos portadores de deficiência visual e auditiva fazem parte da programação. (Confira aqui a programação -> FILMES | FICASC) www.ficasc.com.br/filmes

Premiado

O Ficasc é um festival totalmente gratuito e recebeu o prêmio Gralha de Ouro na categoria “projeto cultural” pelo Conselho de Turismo da Serra Catarinense em 2022. E é um evento indicado para todas as idades.

https://youtu.be/D7VGEzkoJ4s

Foto: Ilustrativa

Bela a Exposição Itinerante “Fantástica Fábrica de Gaiteiros”

Na noite de ontem, segunda-feira (8), estive no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages, e vi de perto a beleza da exposição itinerante “Fantástica Fábrica de Gaiteiros”. Algo que você ainda pode prestigiar, uma vez que ela permanece até sábado, dia 13. A entrada é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, que através do projeto Fábrica de Gaiteiros desenvolve um trabalho social de educação musical e resgate cultural.

Aliás, Borghetti esteve na abertura da mostra na quarta-feira (3). Na ocasião ele se apresentou ao lado dos alunos da Fábrica de Gaiteiros de Lages.

O projeto é voltado à formação de alunos de acordeom diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos.

Gravei para vocês conferirem a apresentação de parte de uma música, pelos jovens gaiteiros. Vale lembrar que em forma de revezamento os alunos permanecem junto à exposição e se apresentam aos visitantes. Confira no vídeo abaixo:

Crédito fotos: José Cardoso e Paulo Chagas

Canto a Daniel Lucena no Marajoara nesta quinta!

Evento de logo mais à noite, nesta quinta-feira (210, a partir das 20 horas, no Teatro Marajoara, em Lages, a família Lucena e convidados cantam Daniel Lucena. O ingresso ao preço único de R$ 35,00. A renda será totalmente revertida para a causa dos animais de rua.

E no sábado, 23, uma homenagem à Daniel reúne músicos na Praça da Catedral, às 11h, para recordar e reverenciar o eterno compositor, com a Cerimônia de Cinzas.

Vem aí nova edição Festival Internacional Música na Serra

Com o objetivo de promover a cultura da Música Clássica na Serra Catarinense, acontece de 27 a 30 de julho, a décima edição do Festival Internacional Música na Serra (FIMS). A realização é do Instituto José Paschoal Baggio.

Mais uma vez Lages será palco de artistas renomados internacionalmente, que se apresentarão gratuitamente em concertos noturnos, no Teatro Marajoara, a partir das 20 horas.

Esta será uma edição comemorativa, não apenas por estar completando 10 anos, mas também pela retomada do seu formato original após a pandemia.

Nessa retomada haverá três concertos noturnos em Lages no Teatro Marajoara dias 27, 28 e 30/07 e um concerto em Rio do Sul no Auditório Dom Bosco dia 29/07.

O diretor Artístico Jean Reis, ressalta que a exemplo das outras edições, o FESTIVAL receberá artistas consagrados em palcos internacionais, além do retorno do Canto Coral e do Ballet, que se apresentarão junto da Orquestra do FIMS.

Abertura

A abertura do festival vai cotar com dois solistas internacionais de acordeon, Alejandro Brittes e Chango Spasiuk, ambos músicos argentinos, compositores e pesquisadores do Chamamé, estilo musical tradicional da Argentina, mas também muito difundido no Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil.

Já no dia 28/07, o concerto com professores do festival e o retorno das apresentações de Ballet com direção de Mayra Ceron e a Orquestra Versatilis.

Dia 29/07 o espetáculo “Cantabile” com o barítono Francis Padilha, a soprano Cíntia de Los Santos e o pianista Rodolfo Wulfhorst. No sábado, 30/07, grande encerramento com a Orquestra Sinfônica Música na Serra, acompanhada do Coro do Festival, formado com pessoas da comunidade e que ensaiam durante o festival para essa apresentação.

Todas as apresentações são gratuitas e iniciam sempre às 20 h.

Mais informações: www.musicanaserra.com.br

Fotos Guilherme Antunes/Memorizze