Share this
Conforme já se sabia, o engenheiro agrônomo Moisés Savian esteve nesta segunda-feira (27) no gabinete do prefeito Elizeu Mattos quando tomou posse da Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages.
Moisés Savian (E), apresentou-se para o prefeito Elizeu Mattos, nesta segunda-feira (27)
Pelo que se viu, pretende começar com o pé direito e mostrando muita vontade de acertar.
Tanto que tem um plano inicial, o de desenvolver os trabalhos em três frentes:
Primeira: de serviços públicos municipais, que é tudo aquilo que a prefeitura oferece para a comunidade, como as estradas, blocos de notas e inspeção municipal, por exemplo, que necessitam passar por um processo de gestão e melhoria contínua. Iremos perceber quais são os gargalos, as críticas, e torná-los eficientes.
Segunda: a de políticas públicas, ou seja, a política de crédito agrícola no Brasil é uma das mais bem estruturadas. O país tem R$ 114 bilhões de orçamento para políticas de crédito, com juros subsidiados de 1% a 5% apenas; queremos ajudar o agricultor, orientando e organizando para acessar essas linhas, como o Crédito Agrícola, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o fornecimento de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. A ideia é duplicar o crédito agrícola dos produtores lageanos junto ao governo federal.
Terceira: será a de projetos especiais, focando na parceria com o governo do Estado e do governo federal. Por exemplo, a existência de um programa nacional de aquicultura familiar, através do qual o Ministério da Pesca repassa, através das prefeituras, recursos para assistência técnica, obras de infraestrutura, aquisição de matrizes de peixes e ração e ferramentas como caminhões feira e fábricas de gelo.
Aposta no setor
Savian mostrou ter conhecimento de causa. Até por isso foi mais adiante nas proposições.
Segundo ele, se houver recursos e capacidade de implementar, a Agricultura e Pesca ele viabilizará para concretizá-los.
Além disso, pretende atuar na recuperação florestal, ajudando na distribuição de mudas, sementes, orientando os produtores quanto ao Novo Código Florestal e no desenvolvimento da agricultura urbana e periurbana, uma vez que há recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para auxiliar na inclusão produtiva de quem acessa o Bolsa-Família.
Diálogo
Pelo lado do prefeito Elizeu Mattos, a preocupação é com o diálogo com o agricultor, buscando a inovação e propiciando atenção maior para a agricultura.
Elizeu pediu para que Savian amplie a conversação, além de reconhecer que ele poderá abrir novos caminhos junto ao Governo Federal para a concretização de projetos.




