Atendimento pediátrico na UPA a partir de 14 de janeiro

Share this

Ainda tem gente em dúvida quanto ao novo modelo de atendimento previsto para a pediatria, a partir do dia 14 de janeiro, junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Lages.

UPA passa a atender casos menos graves em pediatria

Vale lembrar que a adequação dos novos fluxos de atendimento pediátricos será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA, enquanto que os atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos no Hospital Infantil.

O ajuste entre a Prefeitura de Lages e o Hospital Infantil segue determinação do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), que exige que os atendimentos médicos pediátricos se enquadrem às normativas de Saúde Pública.

Além disto, há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 29 de novembro de 2016 pelo então prefeito Toni Duarte, e que obriga a prefeitura a encaminhar os atendimentos ambulatoriais de pediatria para a UPA.

Casos graves continuam sendo atendidos no Hospital Infantil

Portanto, na classificação de risco, os casos azuis e verdes serão atendidos na UPA. Os demais serão encaminhados ao HISB.

A escala de cores

Vermelho (emergência): Neste caso o paciente necessita de atendimento imediato;

Laranja (muito urgente): O paciente necessita de atendimento o mais rápido possível;

Amarelo (urgente): Neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já tem condições de aguardar o atendimento;

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente, e

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente.

Para minimizar a transição

Haverá uma ambulância na UPA e outra no Hospital Infantil para atender a demanda de transporte médico-ambulatorial, além do apoio, quando necessário, do Samu e do Corpo de Bombeiros;

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.