Livro de fotos revela a memória histórica da Amures

Share this

O final de tarde, início de noite, deste sábado, 22, reservou um momento especial ligado à cultura, junto ao Museu Malinverni Filho, com o lançamento do livro “Todas as Cores da Serra Catarinense”, de autoria da fotógrafa Denise Becker.

Denise Becker, Maria do Carmo Malinverni e Cristiane Belmonte

Na mesma ocasião, ocorreu a Exposição Restauro Filho, resultado de um trabalho de fomento da própria Denise, que decidiu captar recursos pela Lei Roanet, para restaurar seis obras de Maliverni, e que estavam deterioradas pela umidade.

A restauração foi feita por Luciano Boletig, do Paraná. Ele é especialista em artes plásticas, e conseguiu devolver a vivacidade das obras, que estiveram expostas durante o lançamento do livro.

Sobre o livro

Conforme Denise, a obra foi baseada na história da Serra Catarinense, através de uma pesquisa de pontos turísticos dos 18 municípios da Amures. Durante o trabalho, observava que os locais eram de destaque natural e que todos já apreciavam.

Assim, procurou dar atenção a outras formas mais simples, menos perceptíveis no dia a dia, porém, sem esquecer da memória através da arquitetura que não pode se perder.

Por fim, o livro resgata este tipo de imagens, acompanhado das poesias de Cristina Belmonte, que ajudaram a completar a obra, que dão mais sentido às fotografias, consideradas principais de cada município da Amures.

Fotos: Paulo Chagas

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.