Pesquisa desdobra o cenário político de SC

Share this

No mais recente levantamento da opinião pública efetuado pela Paraná Pesquisas, o Estado de Santa Catarina foi consultado para avaliar as administrações federal e estadual, e ainda saber da situação eleitoral para o Executivo Estadual e o Legislativo Federal.

A pesquisa ouviu 1.554 eleitores, em 64 municípios. E mais. Estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica.

O trabalho de levantamento ocorreu entre os dias 12 a 16 de outubro de 2017, e registrado no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/17.

Tal amostra representativa do Estado de Santa Catarina atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

.

Para presidente

Numa primeira avaliação para a Presidência da República, a opinião pública aponta:

Para Presidente, mas numa segunda situação:

.

Avaliando o presidente Michel Temer

Nesse caso o índice é extremamente negativo: 83,3 % desaprovam. Outros 13,9 aprovam. Não soube ou não opinou 2,9%.

 

Para o Governo em SC, os dados apontam:

Os índices apontados para o Governo, surpreendem. Tecnicamente, o deputado federal Esperidião Amin (PP), não tinha, até então, sequer o nome cogitado. Porém, a pesquisa o coloca na dianteira, com 30%, seguido do senador tucano, Paulo Bauer, com 20,3%. A maior surpresa da pesquisa, é a posição do deputado estadual Gelson Merisio, no fim da fila, com apenas 4,5%. Caso mais adiante esses números não se alterem, o quadro eleitoral para o Governo de Santa Catarina poderá ter desdobramentos inesperados. É cedo ainda. Mas, é um apontamento inicial que merece ser mais bem observado.

A pesquisa também avaliou o governo de Raimundo Colombo

Aprovam: 54,1%

Desaprovam: 40,8%

Não sabe ou não opinou: 5,1%

No caso de Raimundo Colombo, levando-se em conta o desgaste da imagem dos políticos de um modo geral, a aprovação pode ser considerada boa. O que se estranha, é que ele carrega, sob a visão de outros estados, a opinião de ser um dos melhores governadores, se não o melhor do Brasil. Enquanto que dentro do próprio Estado, a opinião do eleitor difere.

Seja como for, a repercussão da pesquisa, especialmente sobre quem é quem para o Governo, foi grande em Santa Catarina.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.