Queijo serrano: esforço sendo compensado

Share this

Há anos os nossos produtores rurais tentam comprovar a qualidade de seus queijos coloniais, sem que tivessem respaldo e verdadeiro apoio.

queijo

O deputado estadual Gabriel Ribeiro (PSD), como legítimo representante da Serra Catarinense, não tem medido esforços para, finalmente, poder contemplar mais de duas mil famílias que agregam renda, a partir da venda do queijo artesanal.A elaboração do projeto contou com o suporte técnico da Epagri e também dos produtores.

Pois, nesta semana, na quarta-feira (27), o projeto que regulamenta a atividade, foi aprovado na Comissão de queijo2Agricultura da Assembleia Legislativa. É o último passo antes da matéria ser votada em plenário.

Ao defender o projeto, Gabriel Ribeiro destacou que não se trata apenas de um produto, mas de uma cultura que começou com o tropeirismo, quando as peças eram transportadas em bruacas acomodadas em lombo de mulas.

Outros deputados, como Dirceu Dresch (PT), também evidenciaram a importância do projeto. Dresch destacou o alcance social que haverá com a regulamentação da produção e venda do queijo artesanal e enfatizou que há várias outras atividades artesanais que merecem ter o mesmo tratamento. É o caso dos embutidos coloniais.

Méritos ao Gabriel, e a todos os deputados que estão a favor da aprovação do projeto. A expectativa é que o plenário vote na primeira quinzena de agosto. Esperemos, pois.

Informações : Tarcísio Poglia / Fotos: Cristina Gallo

Um comentário em “Queijo serrano: esforço sendo compensado

  1. Frequento o supermercado Hippo na capital, sua peculiaridade, estar em uma região central rodeada de aposentados paulistas, havidos por novidades e produtos de qualidades, não importando o preço. observo a grande quantidade de queijos, os mais diversos, italianos, nacionais, holandeses e constato que a maior parte são vendido em fatias, algumas custando R$ 80,00 e R$ 50,00 a fatia, servindo mais como agregação de valor e para o paladar do solteiro infelizmente. Rodelas nem pensar, há venda é só em fatias, por isso quando vejo o nosso queijo serrano ser vendido em rodelas, vejo a grande estratégia que isso pode se transformar em vendas, queijos de qualidade, em tamanho compatível para a família e o preço compensador, com certeza sendo um projeto sério este queijo serrano seria uma ótima opção a este comércio de queijos caríssimos que fazem lobby nestes supermercados.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.