Share this
O assunto em pauta da disputa para Presidência da Casa está cada vez mais incandescente nos corredores da Assembleia Legislativa. A questão está sendo tratada unicamente entre os parlamentares, sem a interferência do governador Jorginho Mello (PL), que preferiu se isentar do processo, e não indicar ou apoiar ninguém, deixando a atribuição somente entre os deputados. Nem mesmo sugeriu alguém do próprio partido, o PL, que tem a maior bancada. Portando, cada deputado, independente de sigla irá poder apoiar quem bem entender.

Entre os indicados, surge com força o nome do deputado Julio Garcia (PSD) que está consolidando a possibilidade de retorno à presidência da ALESC. Recentemente, ele recebeu o apoio oficial da bancada do PP (Partido Progressistas) na Casa, e já tem votos até mesmo de colegas do Partido Liberal, pelo que se sabe.
Garcia já presidiu a ALESC em três ocasiões anteriores (2005, 2007 e 2019) e está caminhando para presidir pela quarta vez. Ele é uma figura influente e respeitada no parlamento catarinense, com uma longa trajetória política e um forte compromisso com as questões sociais e financeiras do estado.
O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) assume o cargo no primeiro dia de cada legislatura, que geralmente é em 1º de fevereiro do ano seguinte às eleições estaduais. A posse é realizada em sessão solene no plenário da ALESC, em Florianópolis.




