Aberta a colheita do pinhão

Share this

Começou nesta segunda-feira, 1º de abril, e segue até julho, a colheita do pinhão em Santa Catarina. Em Lages, a colheita teve ato simbólico na Pousada Rural do SESC, com a derrubada da primeira pinha. Tudo foi acompanhado pela imprensa, autoridades e demais convidados.

O ato também serviu para marcar o lançamento do Festival Colheita do Pinhão, que será realizado no dia 6 de abril, a partir das 9h, na Praça João Costa, com a programação sendo realizada até à noite, fechando às 20hs, com Léo Moraes & Grupo Gaúcho.

O Festival da Colheita do Pinhão terá programação artístico cultural e a participação de sete cervejarias artesanais vinculadas ao Núcleo de Negócios Cervejeiros da ACIL/CDL. Terá ainda a comercialização de alimentos em food trucks, feira de artesanato dos grupos Tramatusa e Terra Nossa e exposição dos Produtores da Serra vinculados ao Banco da Família.

A imprensa e convidados especiais acompanharam o lançamento oficial idealizado pela Prefeitura de Lages através Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Fundação Cultural de Lages.

Colheita do pinhão na Serra

A estimativa inicial da Epagri é de uma produção de 5,7 mil toneladas, 30% a mais que em 2023. No município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no estado, espera-se colher em torno de 2,2 mil toneladas.

Concentrada na Serra catarinense, a produção de pinhão contribui para a renda de cerca de 30% das 16 mil famílias de produtores rurais da região.

Fotos: Toninho Vieira, Mirella Guedes e Iran Moraes

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.