Ministério Público Federal defende a cassação de Jorge Seif

Share this

A situação do senador Jorge Seif (PL/SC)  está perto de um desfecho, e reforçada pelo pedido da Procuradoria-geral eleitoral pela cassação e a inelegibilidade do senador, através de recurso especial de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), por abuso de poder político, junto ao Supremo Tribunal Eleitoral (STE). Segundo a Procuradoria, há documentação suficiente e que fortalecem os indícios e presunções, que apontam a gravidade da conduta.

O processo faz parte de ação impetrada pela Coligação “Bora Trabalhar”. Além do senador, estão arrolados o primeiro suplente Artur Klan, o segundo suplente Adriano Rogers Censi, o empresário Luciano Hang, e o presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista, Almir Manoel Atanazio dos Santos.

A ação indicou a prática de três ilícitos que teriam sido abuso de poder econômico no pleito de 2022: cessão de uso, ou seja, a cessão irregular de veículo de transporte (helicópetero); uso de estrutura material e pessoal da Havan, e financiamento de propaganda eleitoral por entidade sindical. Fatos que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) julgou improcedentes.

Quanto ao pedido para que Raimundo Colombo, segundo colocado nas eleições, assuma o cargo, em caso de cassação de Seif, é muito difícil e não deve prosperar. Mesmo assim, o ex-governador aguarda o desfecho do processo com alguma expectativa.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.