Situação complexa obriga a adoção de medidas mais efetivas

Share this

O alto índice de casos ativos é alarmante em Lages, assim como em praticamente em todo o território nacional. Para se ter uma ideia nessa segunda-feira (17) foram atendidas, no total, 874 pessoas (UPA Geral e UPA Covid-19). O maior número desde a inauguração da estrutura em 2019.

Diante da situação, o prefeito em exercício, Juliano Polese, juntamente com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, anunciou nessa terça-feira (18 de janeiro) uma série de novas medidas e estratégias da Prefeitura para o atendimento à população em Lages, no combate e prevenção à Covid-19.

Conforme as autoridades, esta é uma adaptação pelo atual cenário da pandemia no município. O volume de casos ativos cresce a cada dia. As projeções dos secretários municipais da Saúde e do Estado é que nos próximos dias os números sejam ainda maiores, podendo chegar na casa dos 80 mil casos ativos de Covid-19, em Santa Catarina.

Risco de colapso

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, caso as projeções se confirmem, para os próximos dez dias, em nível estadual, e Lages também registre mais um aumento considerável de casos ativos, muito provavelmente a estrutura de saúde não terá condições de garantir atendimento à demanda.

Fechamento do Centro de Testagem

Lages não estará mais disponibilizando este tipo de testagem rápida, a partir desta quarta-feira (19 de janeiro), no Centro de Testagem, do calçadão da praça João Costa.

A decisão tem por base o ofício curricular nº 005/2022, de 17 de janeiro de 2022, da Secretaria de Estado da Saúde – Superintendência de Vigilância em Saúde – que segue a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), não é recomendada a testagem (TR-AG) Teste Rápido de Antígeno, nas pessoas assintomáticas (que não possuem sintomas da Covid-19), como requisito para sair de isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam.

Além disso

Em virtude da alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19, no momento, e devido à escassez de insumos para a realização desses exames, ressalta-se a necessidade de uso racional dos testes, seguindo recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde.

É um problema nacional e que devemos estar atentos e colocar em prática novas medidas para bem atender quem necessita, afirma o Secretário Municipal da Saúde de Lages.

Suspensão dos atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde

A partir desta quarta-feira (19) estão suspensos os atendimentos eletivos e considerados de rotina nas Unidades Básicas de Saúde de Lages. As Unidades atenderão até o dia 28 de janeiro somente casos de urgência e emergência, assuntos relacionados à Covid-19 e casos de síndrome respiratória aguda grave, gestantes, recém-nascidos, e puérperas (as mulheres que estão passando pelo puerpério, período pós-parto que se inicia logo após a saída da placenta, fato que ocorre quando a mulher dá à luz e dura de 40 a 45 dias).

Reativação do Centro de Triagem, no Tito Bianchini

O prefeito em exercício Juliano Polese confirmou ainda, que a Secretaria Municipal da Saúde trabalha em estudos, levando em consideração as projeções de nível estadual e o cenário local, para a reativação do Centro de Triagem, no Tito Bianchini, nos próximos dias. A data de anúncio será nesta sexta-feira (21 de janeiro).

A vacinação que atualmente está sendo feita neste local, deverá ser transferida para o espaço Cultural Aristiliano Ramos, no calçadão da praça João Costa (local do até então Centro de Testagem). Neste caso também, A data de anúncio será nesta sexta-feira (21 de janeiro). Já o cronograma vacinal de crianças e adultos não mudará.

Veja aqui a matéria completa com o anexo do material em PDF da Secretaria da Saúde, ATUALIZADO, sobre dados de atendimento da Covid-19 em Lages.

—-

Apesar de todas estas medidas, a vacinação em Lages segue completa nessa quarta-feira (19).

Portanto, nessa quarta-feira (19 de janeiro) terá continuidade o esquema vacinal, contra a Covid-19, em Lages. Crianças de 5 a 9 anos de idade, com comorbidade, e de 10 anos sem comorbidade, e pessoas acima dos 12 anos poderão se vacinar nos locais elencados pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde.

Vacinação das crianças

A vacinação das crianças de 5 a 9 anos de idade, com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial), portadores de comorbidades, indígenas, quilombolas, crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e as de 10 anos sem comorbidade é feita exclusivamente no Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 14h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Em caso de ausência dos mesmos, a vacinação em crianças será realizada mediante a apresentação de termo de assentimento por escrito. Este termo está disponível direto no Tito Bianchini.

O Tito Bianchini vacina também pessoas com 12 anos ou mais

O Centro de Vacinação Tito Bianchini continua com a vacinação das pessoas com 12 anos ou mais, das 8h às 13 horas. E durante o período da noite das 18h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, a vacinação retorna para este público (12 anos ou mais).

Três Unidades Básicas de Saúde vacinam nessa quarta 

Um novo cronograma semanal de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde, está sendo cumprido para agilizar a vacinação dos demais grupos elencados: pessoas acima dos 12 anos de idade. O atendimento para vacina contra a Covid-19, nas UBSs, inicia às 13 horas, com a distribuição de 150 senhas para vacinação. Ou seja, as 150 primeiras pessoas (do grupo elencado) recebem a vacina na Unidade de Saúde, no dia determinado. Lembrando que nas UBSs crianças não são vacinadas.

Quarta-feira

– UBS Penha

– UBS Guarujá

– UBS Várzea

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho e Toninho Vieira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.