Serra do Rio do Rastro e o sonho do Complexo Turístico

Share this

Há muito tempo a Serra Catarinense sonha com um projeto a exemplo do apresentado esta semana, pelo Governo do Estado.

Está, portanto, delineado o que pode ser desenvolvido, contemplando as áreas próximas ao mirante da Serra do Rio do Rastro. É uma importante etapa vencida, de um caminho ainda longo para a finalização.

Ficou de encher os olhos a proposta criada pela empresa Vallya, e que irá embasar a licitação da construção que será viabilizada com recursos privados, através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

A proposta

A proposta vencedora apresentou um estudo de arquitetura e engenharia, com um valor estimado em R$ 127 milhões. O projeto sugerido e selecionado pela Comissão de Avaliação do PMI, tem espaços para estruturas que serão construídas pela empresa vencedora da licitação. O desejo da Santur e da SCPar é de publicar o edital para a obra e gestão do equipamento nos primeiros meses de 2022.

Estrutura sem igual

Sem dívida a proposta é fantástica. A Serra Catarinense precisa de algo assim. Méritos também ao Governo do Estado, por ter trabalhado no desenvolvimento do projeto, e que, se for levando adiante dará novos rumos ao turismo serrano.

Principalmente, se for somado com a pavimentação de toda a Rota Caminhos da Neve, com a construção da nova ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, interligando com a Serra Gaúcha.

O Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro

Dentro da estrutura proposta, estão: mirante, bondinho, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, pista de patinação interna, estação de ski, tirolesa, mirante panorâmico, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo.

E agora?

O Governo fala em celeridade. Em menos de 8 meses promete lança o PMI, após o recebimento e seleção dos estudos para realizar esse projeto que, há décadas, é aguardado pela região.

Portanto, com o estudo definido para o projeto, o processo de licitação do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro avançará para uma consulta pública, em dezembro, com a região da Serra Catarinense, para uma discussão dos impactos e benefícios da obra. Em seguida, uma audiência pública será realizada em parceria com a prefeitura do município de Bom Jardim da Serra.

Avançada esta etapa, a licitação da obra e gestão do equipamento turístico será lançada para encontrar empresas interessadas no projeto. A expectativa é que a licitação seja publicada no começo de 2022.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.