A informação que nos chega é de que o governador Raimundo Colombo (PSD) esteve no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (10), para discutir a liberação do financiamento que vai permitir a efetivação do Fundam.

São recursos de R$ 634 milhões para o esperado investimento nos municípios conforme já explicado pelo Governo.

Conforme Raimundo o processo de liberação está encaminhado, e o contrato sendo organizado para ser finalmente oficializado, ainda com o Governo sob seu comando. No entanto, a gestão dos recursos deverá ser trabalhada pelas mãos do vice Eduardo Pinho Moreira, já como titular.

Aliás, Raimundo tão logo obteve a boa notícia telefonou para Pinho Moreira, segundo fontes. O vice, deverá assumir o comando do Governo já no próximo dia 16 de fevereiro, quando Raimundo irá se ausentar do País por um período.

A partir de agora, ou depois da formalização do contrato, o Governo passa a se preocupar com o calendário eleitoral que obriga a licitação de obras e fazer com que a primeira parcela seja paga até junho. Caso contrário, tudo fica para depois do pleito. Se bem que depois, novos repasses do Fundam serão permitidos.

Os municípios terão também de mostrar organização e capacidade técnica. Já na próxima semana, o governador e o vice, deverão se reunir para ver quais serão os critérios e os valores a serem destinados a cada município.