Serra terá garantia na produção de peixes

Share this

A assinatura do convênio de comodato para gerir por 25 anos a Estação de Piscicultura de Painel (Base Avançada de Pesquisa, entre o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta sexta-feira,01/09, junto à sede da BAP, foi muito comemorada pelos integrantes da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Há mais de três anos, a ideia de absorver a desativada Estação de Piscicultura foi requerida pela entidade.

Conforme disse o presidente Vilso Isidoro, a partir de agora deverá ser colocada em prática a proposta  de transformar o local em um centro tecnológico na produção de alevinos de truta e de outras espécies.

A Unidade será gerida pela Epagri de Lages. Porém deverá contar com o envolvimento de todos os municípios da Amures, além da participação do CAV/Udesc e da Uniplac. A

s parcerias deverão resultar na disponibilização de conhecimento a quem quiser participar efetivamente de um plano de produção de peixes na região.

Conforme ressaltou o governador Raimundo Colombo, assim que for feita a manutenção adequada do local é preciso fazer com que a Unidade propicie mais uma alternativa de renda aos produtores da região, inclusive, criar novas oportunidades de trabalho e transformar a atividade em renda complementar.

Lembrou que Lages conta com uma indústria de processamento de carne de truta (Belo Peixes), e que este convênio materializa a oportunidade de desenvolver ainda mais o setor.

Fotos: Marcelo Pakinha e Greik Pacheco)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.