Cidadania e garantia de direitos à comunidade

Share this

Pais, professores, alunos, comunidade, todos participando do mesmo objetivo, em ação social Dia da Família na Escola, neste último sábado (12).

O evento promovido pela instituição de ensino com suporte da Secretaria da Educação, foi no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Bem Te Vi, no bairro Penha.

Colaboradores do Balcão Cidadão transferiram um compacto de sua estrutura no centro da cidade para dentro da escola, onde os trâmites iniciais para emissão da carteira de identidade foram realizados.

Até mesmo um estúdio de fotografia foi montado na creche para que fosse feita a imagem de forma correta: com fundo branco.

Foram preenchidos formulários manualmente, com nome, endereço completo e telefone para que os dados sejam posteriormente transferidos ao sistema digital, seguindo para o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Quando há isenção de taxa para desempregados e contemplados pelo Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), a primeira ou a segunda via da carteira de identidade fica pronta de 35 a 40 dias, mediante declaração de hipossuficiência. Já a carteira de trabalho leva de sete a dez dias, sem custos.

Cuidados com os pequenos

E enquanto aguardavam os pais, os pequeninos alunos puderam se distrair com a pintura facial, tendo seu desejo realizado, com desenhos de super-heróis, flores, estrelas, entre outras figuras.

A pintura facial foi feita pela professora de educação física Alessandra e pelo professor de Artes, Anderson, da Secretaria da Educação.

Paternidade

A educadora observa que na comunidade, há uma deficiência na questão do registro de paternidade em certidões de nascimento de crianças. Portanto, os próprios professores prestam orientações, incluindo os serviços do Instituto Paternidade Responsável, que atua no reconhecimento mediante conciliação, a fim de evitar traumas e as marcas de um processo judicial na vida do filho.

Uma série de beneficiados

O Balcão Cidadão participou de praticamente todas as edições do Dia da Família na Escola realizadas até então.

Em torno de 400 carteiras de identidade foram emitidas até a presente data nestas ações. Foram providenciadas 34 carteiras de identidade somente na manhã de sábado.

Antes mesmo de o serviço começar a ser prestado, havia 12 pessoas esperando para serem atendidas.

Para o dia 19 de agosto, o serviço do Balcão Cidadão será prestado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Osni de Medeiros Régis, na rua Irmão Joaquim, bairro Tributo.

(Fotos: Marcelo Pakinha)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.